Pensando em Alugar um Imóvel?

Observe alguns cuidados antes de fechar negócio
; Você, atento às lições de planejamento financeiro, já sabe bem o quanto é importante analisar todas as condições antes de fechar qualquer negociação. Afinal de contas, estamos falando do seu dinheiro, certo?
Pois na hora de alugar um imóvel, o processo não poderia ser diferente: é preciso cautela e critério para chegar a uma boa decisão.
Na tentativa de economizar, alguns proprietários optam por alugar o imóvel sem a ajuda de um profissional especializado. Esta opção deve ser cuidadosamente ponderada: afinal, a chamada “negociação direta” pode acabar em muita dor de cabeça, tanto para o proprietário, quanto para o inquilino.
Para garantir maior segurança, observe alguns cuidados a tomar. Se você tem um corretor ao seu lado, é bom ter conhecimento dos processos que envolvem a negociação, para poder participar mais ativamente das etapas envolvidas. Já se optar por fazer tudo sozinho, a atenção às dicas abaixo deve ser ainda maior. Prepare-se!

Evitando problemas
; Quem possui um imóvel e resolve alugá-lo deve verificar primeiramente a capacidade do inquilino de efetuar os pagamentos. Por isso, como inquilino não estranhe ou se ofenda pelo fato de analisarem seu crédito, por meio de cópia de contracheque, carta de banco com saldo médio ou lhe solicitem garantias como depósito caução, seguro, fiador etc. Pense a respeito: se o imóvel fosse seu, tomaria o mesmo cuidado.
Como é preciso ter garantias da negociação, é importante que o contrato de locação inclua as obrigações, os direitos e as sanções, em caso de não cumprimento das obrigações estipuladas, para ambas as partes.
Não se esqueça de observar bem os termos nos quais o aluguel será reajustado. Por mais que isto pareça óbvio, este é um item que a maioria das pessoas se esquece e que gera muita disputa, sobretudo em épocas de alta da inflação.
Como inquilino, você deverá fazer uma visita de inspeção no imóvel, onde precisa observar atentamente todos os detalhes.
Tenha consciência de que deverá assinar uma declaração de que todos os bens e móveis que estão no apartamento ou casa estão em bom estado, assim como suas condições gerais. O ideal é anexar uma lista do que permanecerá no apartamento.
Isso evita que lhe cobrem um aluguel mais alto, alegando que você não terá despesas com armários dos quartos e estante da sala e, ao receber as chaves, perceber que o apartamento está completamente vazio.

Contrato é a garantia de ambos; 
Por mais que alugue o apartamento de um amigo ou parente, jamais descarte a existência do contrato. Evite qualquer acordo verbal!
Um caso comum de disputa entre as partes envolve a responsabilidade pela divisão das despesas do condomínio, por exemplo.
Apesar da lógica da divisão ser bastante simples, com o inquilino arcando pelos custos do dia-a-dia e o proprietário pelas despesas com infraestrutura, a verdade é que são raros os casos em que não há divergências neste sentido. Por isso, com a ajuda de uma empresa de gestão de imóveis, este controle se torna mais simples.

Mais dicas
; Um dos pontos de preocupação do proprietário de um imóvel é o IPTU. Você sabe por quê? É que o imposto segue vinculado ao nome dele, por não poder ser transferido para o nome do inquilino.
Já do restante, é recomendável que se transfira todas as contas possíveis dos imóveis como, por exemplo, as contas de energia, gás e água.
Além de organizar as contas, isso sinaliza seu comprometimento em relação ao contrato assumido.

Links úteis:
http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=268
www.creci.org.br
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/resultado.asp?grau=2&codcat=31&codsub=30

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s