PROCESSO & QUALIDADE DE VENDAS

 

A Gestão de Processo é uma metodologia que nos permite maximizar a habilidade de satisfazer e exceder os requisitos dos Clientes, alcançar o resultado esperado de maneira mais simples e pelo menor custo, aumentar a capacidade do processo de atender as mudanças das necessidades dos Clientes e do negócio, sem reduzir a efetividade e a eficiência do processo.

 

Observe que a gestão de processos é o método pelo qual se podem alcançar as metas de qualidade.

É, também, uma ferramenta poderosa que nos dá, não apenas uma visão dos processos empresariais da companhia como um todo, mas também todos os milhares de sub-processos de que são feitos, facilitando assim:

 

O atendimento às necessidades dos Clientes.

 

• A eliminação dos defeitos e das deficiências em tudo aquilo que se faz, baseado na análise, nas medidas do trabalho e registros operacionais e medição dos resultados.

 

• A redução do ciclo operacional através da diminuição das oportunidades de erros, da eliminação dos retrabalhos, e principalmente da eliminação das tarefas que não agregam valor ao processo.

 

• A motivação para o envolvimento de todos desde o pessoal da linha de frente até a alta direção da empresa.

 

• A implantação de um sistema de medidas que ajudem à empresa na identificação e acompanhamento dos defeitos, avaliação dos resultados de melhoria contínua da qualidade, na análise de redução do ciclo operacional e na satisfação total dos Clientes.

 

É importante, porém, dentro desta conceituação, destacar um ponto fundamental quando visualiza-se um processo. É a condição que ele esteja vinculado a um macro-processo da organização, justificando o sentido da sua existência, em busca da Inovação de Valor.

 

Toda tarefa somente deve ser reconhecida como parte de um processo quando a ação representa o acréscimo de um valor ao produto ou serviço. Por menor que seja a operação, quando não revestida de elementos que adicionam algo no processo, quando não modifica a situação de “entrada”, significa desperdício de energia e aumento do custo final, além de causar outras interferências que podem alterar ou comprometer as condições esperadas pelo cliente.

 

Pense nisso! Conte comigo!

 

Robson Campos .´. Gestão 360º

Robson.campos@corporategestao360.com.br

Facebook.com/robsoncamposgestao360

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