Competências de um Líder 360º

O que é para você ser um bom Líder?

As pessoas são diferentes e por isso precisam de tratamentos diferentes, porém, sempre com respeito.

Por serem diferentes, as pessoas precisam de estímulos diferentes e todas vão se destacar de forma diferentes.

Podemos considerar um bom exercício para você que é líder, fazer uma auto-análise baseada em 3 parâmetros:

  1. Tentar identificar o que você ter por objetivo de carreira e vida a longo prazo?
  2. O que motiva suas atitudes?
  3. Como você fará para alcançar esses objetivos e que valores usará para atingi-los?

É preciso ter a visão constante voltado para melhoria e ao crescimento pessoal para análise o cenário externo, com suas oportunidades e ameaças e sempre se avaliando percebendo suas fraquezas e forças.

O que realmente diferencia um líder do outro é a atitude de estimular sua equipe a fazer a coisa certa com foco no resultado, mantendo todos estimulados sob suas respectivas respectivas individuais. É importante ser flexível com a equipe, mas sempre estimulando todos por um propósito único da organização a qual você representa ou possui.

As imposições, com ordens explícitas, já não garantem que seus subordinados façam o que você precisa e deseja. Você precisa orientá-los para o caminho certo convencendo-os que eles também terão vantagens e benefícios em fazer o que realmente precisa ser feito.

Ser humilde sob o que você deseja e o que você sabe é importante para cativar sua equipe. E valorizar o que lês sabem é mais importante ainda.

Ninguém faz nada sozinho, não existe mais o modelo de negócio com o “super chefe”, que manda-manda, cobra-cobra, briga-briga e fica com todos os “louros” pra si.

As diferenças de pensamentos, servem de tempero para um bom caminho a seguir e a participação da equipe no Planejamento Esratégico, desenvolve bem o desejo de todos participarem efetivamente na tática e na operação dos negócios. Esse é um caminho motivacional bem interessante para ser seguido.

 

Mas, escolher sua equipe é o grande ponto de partida para uma boa liderança.

Eu mesmo confesso que já errei muito nas escolhas de minhas equipes, usando sempre o coração no momento de recrutamento e seleção.

Dificilmente uma pessoa que é desorganizada em sua vida pessoal, consegue ser organizada no trabalho. Pessoas que deixam as coisas para última hora e não consegue pensar nos resultados chegará ao topo. Se não consegue cumprir prazos com eficiência e eficácia, observe quem o quais membros de sua equipe estão impactando nos resultados e identifique o que atrapalham eles de cumprirem seus prazos e objetivos, converse, estimule, dê os recursos necessários, ajude-os, acompanhe e cobre novamente. Se os prazos e objetivos não forem alcançados, troque-os por outras pessoas que estejam alinhadas com as metas, objetivos e prazos necessários para sobrevivência e crescimento de sua organização.

Mas, tenha muito cuidado para avaliar bem, pois o problema de sua equipe pode ser você como líder, e se assim for, você nunca vai montar uma equipe boa até que você melhore e vire um bom líder. Procure ouvir com atenção o que seus colaboradores querem te falar sobre o seu negócio e até mesmo sobre você. Não banque o dono da verdade!

Quando as pessoas se identificam com a sua organização, ambiente, estrutura muitos costumam adotar um postura compatível com a qualidade de produtos que você vende.

Seja um líder gentil e carinhoso com todos, que a reciprocidade tende acontecer, pois acredito muito que gentileza gera gentileza. O jeito é prestar atenção em que sua equipe pensa e gosta de fazer, para direcionar cada um no seu devido lugar e posição que te faz feliz.

Saber trabalhar com os outros para direcioná-los para um objetivo comum é quesito básico para um bom líder. Se você não sabe para onde e como quer ir, você está em um péssimo ponto de partida para manter ou montar sua equipe. E o líder que tem boa capacidade de relacionamento não faz distinção e trata do mesmo modo do estagiário ao seu liderado de maior escalão.

O networking com sua equipe precisa ser pensado a partir do que você tem a oferecer para eles, e não do que eles podem fazer para você e sua empresa.

Sempre sou detalhista e procuro a busca constante da excelência!

Tudo que faço levo muito á serio e me dedico totalmente para fazer o que precisa para alcançar meus objetivos sem passar por cima de meus valores e muito menos das pessoas.

Mas, já falhei muito em pensar que minha equipe estivesse na minha mesma “vibe”. Entendi que entender as aspirações de todos é ponto fundamental para definir qual intensidade e velocidade devo imprimir meus negócios, sem perder de vista meus SONHOS, METAS e OBJETIVOS ajustando apenas os PRAZOS. Pois, com menos membros na equipe posso atingir os mesmos resultados só que com um prazo mais longo.

Pense nisso! Conte comigo!

Robson Campos .´. Facebook.com/robsoncampos360

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s