O segredo para ser feliz é tirar o foco dos problemas e ter uma vida mais equilibrada e saudável.

O segredo para ser feliz é tirar o foco dos problemas e ter uma vida mais equilibrada e saudável 

A receita mais popular de felicidade é também a mais estúpida. Estou falando da ideia de que você pode derrotar a depressão “prestando atenção em si mesmo”.

Na verdade, quanto mais atenção você prestar em si mesmo, menos felicidade terá. Concentrar-se em si mesmo pode perpetuar os sentimentos de desamparo.

Pense nas pessoas menos felizes que conhece. Sobre o que elas costumam falar? Realizações, problemas, esperanças, preocupações. Em resumo: sobre si mesmas.

Tenho uma amiga que chamarei de Shelly. Shelly é uma mulher bonita e inteligente, mas não consegue ter relacionamentos duradouros. “As pessoas sempre me decepcionam”, diz.

Toda vez que a vejo, ela fala sem parar sobre as pessoas que a decepcionaram, reclama do chefe e do companheiro. Ela o faz com senso de humor – mas é sempre: eu, eu, eu, eu.

Sugeri que ela seria mais feliz se fizesse algum trabalho voluntário ou se tivesse um hobby. Talvez se adotasse um animal de estimação. Mas ela não escuta.

Para quem observa, Shelly não tem motivos para reclamar. Ela tem a saúde perfeita, uma família saudável e segurança financeira – tudo isso a coloca entre as pessoas mais sortudas do planeta. Mesmo assim, ela só vê os aspectos negativos.

Você deve ter uma Shelly em sua vida. Talvez mais de uma.

O problema com as Shellys é que elas passam muito tempo pensando e falando sobre problemas. Suas vidas nunca melhoram. E elas não entendem o porquê.

Essas pessoas acreditam que a solução está em suscitar a compaixão alheia e não entendem que buscar atenção é grande parte do problema.

É bom quando as pessoas prestam atenção em nós. Mas, mesmo nas situações mais intensas (imagine ser uma estrela de cinema), o prazer desaparece assim que a atenção vai embora.

É como usar drogas. O efeito é temporário, é viciante e você quer sempre mais, mas nunca é suficiente.

Por Robson Campos – Facebook.com/robsoncamposgestao360

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s