Crescimento em Espiral, será a melhor opção para as franquias?

        O crescimento da empresa está praticamente no sonho de quase todos os empresários. Imagina poder expandir a sua marca com o capital de terceiros. Bom, além de ser rápido e o custo benefício ser enorme, por ser mais barato. Em muitos casos, a escolha de fazer esse crescimento, por franquias, pode ser uma ótima saída, mas deve-se tomar certos cuidados, por na maioria das vezes essa expansão ser feita de maneira desordenada e sem planejamento.

           Os altos custos envolvidos e a assessoria que deverá ser dada aos franqueados indicam, segundo especialistas, um caminho para um crescimento gradual da rede. Assim, tendo como uma saída, um baixo número de franquias abertas no primeiro ano de expansão, sendo elas com unidades próximas à unidade própria do franqueador.

           Essa expansão gradual, é chamada de “crescimento em espiral”, por priorizar a abertura de unidades no mercado perto da franquia que já atua, para buscar novos mercados somente quando a marca estiver suficientemente fortalecida.

          No plano de expansão a franquia, ou o chamado “franchising”, é um dos sistemas mais eficazes no canal de distribuição, sendo reconhecido como uma forma rápida e de menor custo do que a verificada nos negócios próprios. Para que haja uma segurança nesse processo, o planejamento estratégico da marca deve ser cuidado com minuciosidade.

  • Qual perfil ideal para a franquia?
  • Quais os melhores canais de comunicação para utilizar?

           O marketing deverá ser uma peça importante no crescimento das redes, quando for feito o plano de expansão. Algumas perguntas deverão ser feitas:

  • Será que há escala suficiente que viabilize financeiramente a execução de ações de divulgação e marketing?
  • A sua marca terá visibilidade local e regional somente como uma única operação?

              Outro ponto importante é que quanto maior o número de operações, maior será a visibilidade, maior tende a ser a força da marca, localmente. O marketing cuidará da participação em eventos e feiras de franquias, desenvolvimento e atualização na base de cadastros que serão recebidos, primordialmente pelo site da franqueadora, indicação de franqueados ou preenchidos em eventos, assessoria de imprensa e publicação em mídias impressas e eletrônicas, além da divulgação nas unidades próprias da franquia.

     O objetivo do marketing nessa expansão da rede não será de produzir uma imagem fictícia para vender algo que não se pretende entregar. Ele será desenvolvido como uma comunicação voltada para o desejo de firmar parcerias, estabelecendo um relacionamento onde ambas partes, franqueador e franqueado, ganham.

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