Canvas – Fontes de Receitas

TIPOS DE FONTES DE RECEITAS

Fontes-de-Receitas

O bloco Fontes de Receitas e Preços é um dos mais difíceis de preencher, mas tem importância crítica, pois dá sentido financeiro ao modelo de negócios. Se o seu Segmento de Clientes é o coração do seu Modelo de Negócios, o componente Fontes de Receitas é a rede de artérias.

Comumente um Modelo de Negócios pode ter dois tipos diferentes de Fontes de Receitas:

  1. Transações de renda resultantes de pagamento único
  2. Renda recorrente, resultante do pagamento constante, advindo da entrega de uma Proposta de Valor aos clientes ou do suporte pós-vendas

Existem diversas formas de se gerar Fontes de Receitas. Eu vou falar sobre 7 tipos possíveis nesse artigo.

 1. VENDAS DE RECURSOS

Venda-de-Recursos

Essa é a Fonte de Receitas mais amplamente conhecida e utilizada, pois ela está baseada na venda do direito de posse de um produto físico. As lojas americanas, por exemplo, vendem livros, eletrônicos, móveis, brinquedos e muito mais. A Ford vende automóveis, que os compradores estão livres para dirigir, revender ou até mesmo destruir depois (existe louco para tudo).

2. TAXA DE USO

Taxa-de-Uso

Esse tipo de Fonte de Receitas é simples. Quanto mais o serviço é utilizado, mais o cliente paga. É o que as operadores de telecomunicações fazem, ao cobrar de você todos os minutos gastos e os serviços de 3G/ 4G consumidos.  Um hotel cobra pelo número de noites de uso dos quartos. A companhia de energia elétrica cobra pelos quilowatts-hora consumidos no mês.

3. TAXA DE ASSINATURA

Taxa-de-Assinatura

De uns anos para cá, esse tipo de Fonte de Receitas passou a ser muito utilizado no mundo das startups e dos negócios digitais. A Taxa de Assinatura é gerada pela venda do acesso contínuo a um serviço. É bem comum que softwares, games e outros produtos online sejam comercializados por assinaturas mensais. Um exemplo disso é o Clube Café, que oferece, aos seus clientes assinantes, uma grande variedade de tipos de cafés mensalmente entregues em suas casas de acordo com o plano e perfil de assinatura adquirido. Vale à pensa conferir.

4. EMPRÉSTIMO/ ALUGUEL

namoro-fake

Para as pessoas e empresas que alugam, este tipo de receita traz vantagem de rendas recorrentes do aluguel do bem. Já os locatários, aproveitam o benefício de gastar por um tempo limitado, ao invés de arcar com todos os custos da compra daquele bem.

Para quem pensa que esse Modelo de Receita só pode existir para o mundo dos produtos físicos, sinto muito mas você está enganado. Veja só o caso do Namoro Fake. A empresa permite que pessoas com dor de cotovelo ou que desejam ser mais populares, aluguem outras pessoas bonitas e atraentes para fazer ciúmes ao (a) ex-parceiro(a) ou para impressionar seus amigos através de comentários no facebook. O negócio foi inventado por um empreendedor brasileiro quando testemunhou vários amigos tentando fazer ciúmes aos seus parceiros/ parceiras no facebook. A proposta de valor do Namoro Fake é muito interessante e ao mesmo tempo engraçada.

5. LICENCIAMENTO

fonte de receitas licença

Esse tipo de Fonte de Receitas oferece aos clientes a permissão para utilizar propriedade intelectual protegida, em troca de taxas de licenciamento. O licenciamento permite ao portador dos direitos gerar renda a partir de sua propriedade, sem precisar de um produto nem comercializar um serviço. Esse tipo de receita é muito comum no setor de mídia artística, onde os proprietários de conteúdo mantêm o direito de cópia de suas obras, enquanto vendem as licenças de uso para terceiros como as gravadoras e outros artistas.

No setor de tecnologia, os proprietários da patente, como a Microsoft, garantem à outras empresas e usuários domésticos o direito de utilizar o Windows em troca de uma licença de uso, o famoso Serial Key.

6. TAXA DE CORRETAGEM

pagseguro - taxa de corretagem

Taxa de Corretagem é o tipo de Fonte de Receitas derivada do serviço de intermediação executado em prol de duas ou mais partes. Operadores de cartão de crédito, e o próprio Pagseguro, obtêm renda tomando um percentual do valor de cada transação entre vendedor e comprador. Corretores e agentes imobiliários também ganham uma comissão cada vez que combina comprador e vendedor.

7. ANÚNCIOS

Anúncios-no-Google-584x393

Esse tipo de Fonte de Receitas é o mais visado pelas startups e negócios da internet. Empreendedores de primeira viagem sonham em criar um portal, aplicativo ou plataforma gratuita, para gerar uma grande quantidade de visitantes e depois vender espaços para exibição de anúncios. Foi assim que gigantes como o Google e Facebook construiram seus impérios.

Gerar receita com anúncios resulta de taxas cobradas para anunciar determinado produto, serviço ou marca. Comumente, organizadores de eventos e a indústria da mídia dependem muito das rendas com a publicidade. Nessas últimas décadas, setores como os de softwares e serviços, começaram a depender cada vez mais das fontes geradas através dos anúncios físicos e digitais.

Por: Validando idéias.

Vamos te ajudar a sair da Crise!

Vamos descobrir novas Fontes de Receitas para seu negócio.

Segue link para sua inscrição no encontro do Programa Gestão 360 MPE no dia 20 de junho, 15h às 17h, no RioShopping l Jacarepaguá.
https://www.eventbrite.com.br/e/canvas-fontes-de-receita-tickets-34853199859?aff=erelexpmlt

Vamos te orientar a fazer gestão e negociação de suas dividas com um método que já conseguimos reduzir 78% do valor das dividas de nossos clientes com os bancos.

Vamos indicar clientes para você e ainda divulgar seu negócio em nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagran, Google+, YouTube e também em nossa nova plataforma Gestão 360 EAD – ead.corporategestao360.com.br.

Temos 2 vagas apenas com o código promocional com 50% de desconto: ACIJA
Inscreva-se agora.

#vamoquevamo
Robson Campos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s