​Os Segredos do Marketing de Conteúdo – parte 1/4 – Introdução

​Os Segredos do Marketing de Conteúdo – parte 1/4 – Introdução.

Essa é a primeira parte de uma sequência de 4 conteúdos que preparamos para você que quer começar a fazer o Marketing de Conteúdo da seu negócio.

O Marketing de Conteúdo é uma das várias estratégias do Marketing.

Primeiro, devemos entender um pouco de Marketing, pois vejo muita gente falando coisas por aí sobre Marketing Digital, Marketing de Permissão, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Funil de Vendas em Marketing Digital, tudo isso sem entender a essência do Marketing.

O que é Marketing?

Marketing é o estudo dos mercados e o entendimento de seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, visando uma melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas com o objetivo de atrair potenciais clientes, converter a compra/venda, atender bem, obter a satisfação do cliente e, mais do que isso, fidelizar e, quem sabe, evangelizar ao ponto de o cliente ser o vendedor da sua marca sem ganhar nada por isso.

Segundo Philip Kotler, no livro “Marketing de A a Z”:

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.

Bem, sabendo do que significa, ainda penso que antes de falar sobre Marketing de Conteúdo, entendo que você precisa entender um pouco sobre Marketing Digital.

O que é o Marketing Digital?

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. A grande diferença do Marketing Digital diante do Marketing tradicional (offline), é que pelos meios digitais você pode mensurar os dados de qualquer campanha ou ação do seu marketing, podendo medir todas as etapas do processo de comunicação, descoberta, atração da atenção, Leads, oportunidades de negócio, relacionamento, aprendizado, até a venda que é a grande busca de todas as marcas e negócios.

Além disso, o marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).

Os 8 P´s do Marketing Digital:

Um dos conceitos mais básicos do Marketing tradicional é o “mix de Marketing”, que é composto pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Estes são os elementos que mais influenciam a percepção dos consumidores sobre as empresas e que determinam o sucesso de uma marca.

1. Pesquisa

Pesquisar sobre seu público-alvo é essencial para saber aonde estão as melhores oportunidades de divulgação e que tipo de conteúdo vai gerar mais resultados para você.

Algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google AdWords podem revelar tanto dados demográficos e o comportamento de quem visita seu site, como que tipo de informações seu público pesquisa no Google.

2. Planejamento

Como você já deve ter percebido, uma estratégia de Marketing Digital pode ter diversas estratégias e ações diferentes.

Por exemplo, sua estratégia pode contar, ao mesmo tempo, com marketing em redes sociais, mídias pagas como o AdWords e estratégias de SEO.

Para que você não se perca em meio a tantas vertentes, precisa apostar no planejamento de marketing.

Ter um plano de ação é essencial para que sua estratégia de Marketing Digital tenha coesão e para que você possa medir os resultados e otimizar a promoção da sua marca.

3. Produção

As melhores estratégias de Marketing Digital são voltadas para a produção de conteúdo.

Independente de que canais você utilizar para promover sua marca online, é essencial entregar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público.

Sejam eles em texto, vídeo ou áudio, os materiais produzidos pela sua marca irão aumentar sua visibilidade online e entregar valor para seus consumidores ou possíveis clientes.

4. Publicação

Uma vez que você tenha conteúdos relevantes, é preciso publicá-los nos canais mais relevantes.

Se você produzir artigos, por exemplo, publique-os em seu blog. Se for apostar em vídeos, publique em plataformas como YouTube ou Vimeo.

Pode parecer algo extremamente simples, mas a publicação dos conteúdos envolve mais do que copiar e colar um texto, por exemplo.

Sempre que for publicar algo na Internet, lembre-se de otimizar seu conteúdo para SEO.

Isto vai garantir que seus conteúdos sejam encontrados em motores de busca, como o Google, e consequentemente aumentar a visibilidade da sua marca.

5. Promoção

Após publicar seus conteúdos, é necessário promovê-los para que eles sejam acessados pelo maior número de pessoas possível.

Neste momento, é necessário utilizar as informações que você coletou durante a fase de pesquisa para evitar que você desperdice seu tempo e recursos promovendo seus conteúdos em lugares que seu público não acessa.

Nunca se esqueça de promover seus conteúdos, caso contrário todo seu trabalho será desperdiçado.

6. Propagação

Uma das principais características do Marketing Digital é a interação entre empresas e consumidores.

Quando você promove sua marca online, está criando uma oportunidade de se relacionar com sua audiência.

O maior benefício deste relacionamento é que se você entregar valor para seus consumidores, eles podem se tornar um mecanismo gratuito de promoção da sua marca.

Portanto, crie conteúdos que irão estimular sua audiência a compartilhar e comentar sobre sua marca.

7. Personalização

No ambiente da Internet, é possível acompanhar o comportamento de cada usuário que visita sites, blogs, redes sociais e outras plataformas.

O benefício disso para quem pratica Marketing Digital é a possibilidade de personalizar mensagens de acordo com o perfil do seu público.

Desta maneira, você pode criar estratégias diferentes para diferentes tipos de consumidores da sua marca.

Isto assegura que seus conteúdos serão relevantes, bem recebidos e que você estará otimizando seus resultados.

8. Precisão

Como mencionamos acima, é possível medir vários comportamentos do seu público na Internet.

Quem ignora estes dados acaba desperdiçando tempo e recursos em estratégias que não são eficazes.

Portanto, acompanhe os dados de todas as suas ações de Marketing Digital para ter certeza de que elas estão gerando os resultados que você espera.

Utilize estes aprendizados para suas estratégias futuras e você estará otimizando a presença online da sua marca cada vez mais!

Bem, agora que entendemos um pouco sobre o conceito de Marketing e Marketing Digital, vou explicar no próximo vídeo sobre o Marketing de Conteúdo parte 2/4.

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Até o próximo conteúdo aqui em nosso Blog – Os segredos do Marketing de Conteúdo parte 2/4.

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