​Os Segredos do Marketing de Conteúdo – parte 3/4 – Escolha de canais e ferramentas

​Os Segredos do Marketing de Conteúdo – parte 3/4 – Escolha de canais e ferramentas.

Agora que você já sabe seu objetivo de negócio e as personas que precisa atingir com seu conteúdo, é hora de escolher suas armas.

Ou seja: quais canais e quais ferramentas deve utilizar para alcançar esse objetivo.

Existem dezenas (ou centenas?) de possíveis canais que você pode usar para alcançar seu público — principalmente, as redes sociais — e centenas (ou milhares?) de ferramentas disponíveis que podem te ajudar desde o monitoramento até a otimização das postagens em redes sociais.

Nesse conteúdo, vou mencionar brevemente os principais canais e as melhores ferramentas de divulgação.

Mas não se engane: de maneira alguma, essa lista vai trazer tudo que existe no mercado.

O mais importante é entender que cada canal possui suas características próprias e isso influencia diretamente tanto na forma como o conteúdo deve ser compartilhado, quanto qual público ele deve atingir.

Blog:

O blog, geralmente, é a base das estratégias de Marketing de Conteúdo, já que todo o tráfego adquirido por ele é seu!

E, por ser constituído por pessoas genuinamente interessadas no que você tem a dizer, elas podem ser convertidas em contatos posteriormente, por meio da utilização de mecanismos em seu próprio blog, como PopUps e formulários.

Neste canal, você possui total liberdade sobre a criação e sobre o formato do conteúdo, podendo fazer o que quiser: textos curtos, textos longos, slideshows, páginas mais elaboradas, dentre outros.

Além disso, você possui liberdade para customizar seu blog livremente.

Isso permite não só deixá-lo com a cara de sua empresa, mas também fazer experimentos para aumentar a eficiência da sua empresa.

Por aceitar conteúdos mais longos e customizados, o blog pode ser usado como a “casa” do conteúdo da empresa.

Depois, pode ser divulgado e adaptado para outros formatos, a fim de simplificar uma das partes mais trabalhosas do processo, a pesquisa pelo conteúdo.

Esse tipo de reutilização de conteúdo é algo bem comum e extremamente útil pois economiza tempo e aumenta o alcance do conteúdo gerado.

Redes Sociais:

Hoje em dia, é impossível pensar em uma estratégia de Marketing de Conteúdo que não envolva alguma rede social.

Escrever um ótimo artigo e somente esperar que seus leitores o encontrem é, no mínimo, muito ingênuo.

Redes sociais são uma ótima maneira para divulgar os conteúdos gerados em blogs e em outras plataformas, como o YouTube. Entretanto, elas vão muito além disso!

Como o próprio nome diz, as redes sociais são, bem, sociais e é nelas que boa parte da interação com seu público deve acontecer.

Além disso, gerar conteúdo específico para as redes sociais é uma ótima estratégia para que elas não se tornem somente uma extensão do blog.

Uma imagem ou uma curta citação funcionam muito bem no Facebook, enquanto conteúdo exclusivamente visual é a base de muitas marcas no Instagram e no Pinterest, por exemplo.

Sites de vídeos;

O uso de vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma iniciativa poderosa para aumentar a sua autoridade no mercado e educar seu público.

Uma das grandes vantagens do conteúdo em vídeo é que ele é de fácil consumo em vários tipos de dispositivos, como celulares, tablets etc.

Além disso, esse formato possui uma alta percepção de valor por quem assiste, ao passo que é mais barato e mais fácil de fazer do que parece.

Materiais ricos

Materiais ricos são aqueles materiais mais aprofundados, como e-books, templates e white papers, que possuem um conteúdo muito mais valioso e informativo do que posts de blog.

Materiais ricos são muito bons para mostrar que sua empresa é autoridade em algum assunto. Afinal, você escreveu um livro!

Por essa razão, esses materiais são ótimas maneiras de aumentar sua base de e-mails.

Pense assim: quanto maior o valor percebido por um conteúdo, maior será a disposição do público para superar alguma barreira a fim de obtê-lo.

O cenário mais comum é que essa barreira seja um formulário de cadastro ou um “pagamento social”, em que é necessário o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais para poder baixá-lo.

E-mail

Muitos profissionais de marketing anunciaram várias vezes a morte do e-mail por causa das redes sociais.

Eles não poderiam estar mais longe da verdade! 

Talvez, esse “fim anunciado” do e-mail como ferramenta de marketing tenha surgido a partir do fato de que ações tradicionais de e-mail marketing, realmente, perderam muito de sua eficiência.

É nisso que as pessoas estão se baseando. Mas, quando falamos de Marketing de Conteúdo, a lista de e-mail é o ativo mais precioso de um departamento de marketing.

Quando uma pessoa te passa seu e-mail, ela está dando autorização a você para entrar em contato direto com ela, o que é algo muito valioso.

A partir daí, o sucesso no relacionamento com esse lead depende de vários fatores, mas o principal é exatamente o conteúdo de seus e-mails.

Ele deve ser engajante e ter a capacidade de guiar o leitor de acordo com seu objetivo de negócios.

Publicação em redes sociais:

No momento em que o volume de conteúdo gerado pela sua empresa começar a crescer, gerenciar todas as redes sociais se torna cada vez mais complicado.

Afinal, são várias redes sociais que podem servir de canal de distribuição de seu conteúdo. Além disso, uma peça de conteúdo mais elaborada, como um artigo de blog por exemplo, pode gerar várias postagens no Twitter ao longo do tempo.

Não vou entrar em detalhes aqui, mas os aplicativos mais usados para a gestão de redes sociais são o Buffer e o Hootsuite.

Em ambos, você consegue gerenciar várias redes sociais, agendar postagens e vários outros recursos mais avançados.

O importante é entender qual é a sua maior necessidade e descobrir quais das ofertas do mercado é a mais adaptada para ela.

Automação de marketing:

Mais à frente nesse livro, vou mostrar como a gestão eficiente de seus  leads é crucial para que seja possível extrair todo o potencial de negócios de sua base de contatos.

Isso inclui vários processos, como a captura de leads, qualificação através de dados demográficos e comportamentais, ativação de acordo com o estágio de compra etc.

A partir de um certo momento, ter somente uma simples lista de contatos já não é mais suficiente.

Assim, se torna necessário segmentá-la para que ações de Marketing de Conteúdo sejam direcionadas a cada parcela do público de forma mais efetiva.

Fazer esse trabalho manualmente é, além de trabalhoso, extremamente ineficiente, já que é impossível cruzar os milhares de dados presentes de maneira ordenada.

Para resolver esse problema, existem as plataformas de automação de marketing. Essas plataformas possuem dezenas de recursos para capturar, gerir e ativar seus leads.

Alguns desses recursos são: criação de landing pages, classificação em listas automáticas de acordo com comportamento, disparo de e-mails baseado em regras (como comportamento ou dados do lead), dentre outros.

Existem várias plataformas de automação de marketing, como, por exemplo, a americana Hubspot e as brasileiras; RD Station, LeadLovers, OMB100. 

Como sempre, a escolha da melhor plataforma depende das necessidades de sua empresa. Se você conhece algumas dessas ou outra, deixe em comentários qual você prefere e porquê. 

 

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Espero que tenha gostado dessa série de 4 vídeos sobre “Os segredos  Marketing de Conteúdo”, que buscamos como fonte principal o livro – Marketing de Conteúdo l A moeda do século XXl do Rafael Rez.
Aguarde próximo conteúdo – Os segredos do Marketing de Conteúdo – parte 4/4.

Querendo contratar nossa Consultoria em Marketing & Comunicação, ligue 3473.9791 ou mande um e-mail: atendimento@corporategestao360.com.br l Assunto: Gestão 360 – Marketing & Comunicação.

Abraços,
Robson Campos .’. Gestão 360
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