O fator humano

O fator humano nas empresas é com toda certeza o grande diferencial nas organizações de sucesso. Um denominador comum entre aquelas que atingiram não só a eficácia, mas também a eficiência. Não é suficiente a empresa procurar manter seus colaboradores motivados, oferecer qualidade de vida no trabalho, os colaboradores precisam fazer a sua parte, se quiserem ser inseridos nessa nova realidade empreendedora.

Eu aprendi com uma grande empresa norte-americana a qual trabalhei, que você como empreendedor, te do seu próprio negócio, deve destinar toda semana um dia para R&S (Recrutamento & Seleção), divulgando uma vaga ainda que não esteja precisando no momento. Escolha a área de vendas, por exemplo, para fazer isso, pois, mesmo que você não esteja em condições de contratar um novo vendedor, se um ótimo vendedor aparecer para você entrevistar, ele já vai aparecer trazendo uma carteira de clientes pra você e dessa forma ele já entra na sua empresa se pagando.

Enquanto você não acha o profissional ideal, você vai experimentar do melhores práticas de recrutamento é seleção, além de manter-se atualizado com o que cada um candidato traz consigo experiências do mercado o qual atua ou já atuou.

Uma dica importante é não inverter os papéis querendo você vender a sua empresa para os candidatos, esse é uma tendência natural de empreendedores sem experiência em R&S achando que se vender bem sua empresa vai atrair os melhores candidatos para quererem trabalhar para si. Ledo engano, procure apenas apresentar o Porquê da sua organização, missão, visão e valores e o que é que você vende e quer que o candidato ao passar pelo processo de recrutamento é seleção, venha a vender também. 

Seja lento na contratação e rápido no desligamento, quando identificar um colaborador que viole seu código de ética, mas apure os fatos antes.

As pessoas desmotivadas e sem auto-estima acabam se deparando com uma conseqüente sensação de vazio interior. Ao contrário àquelas providas de auto-estima sentem-se confiantes, adequadas à vida, merecedoras do sucesso. As pessoas sem auto-estima sentem-se inadequadas à vida, não merecedoras até mesmo de conforto e tranqüilidade. 

As pessoas as quais você escolha apta trabalhar contigo, precisam também seguirem algumas questões que entendo ser muito importantes: p

1. Auto-Estima ou Auto-Realização: significa dar um grande valor a si mesmo, ter um senso de dignidade, aprender com os fracassos, ter a coragem de arriscar de novo, isto quer dizer que – o sucesso só existe quando conseguimos viver nossa própria vida do nosso próprio jeito. Mas, não deixarem a vaidade subir a cabeça e achar que é superior a você e seu negócio. Ninguém é melhor que ninguém.

2. Visão de Futuro ou visão estratégica: perceba que tudo ao seu redor começou a partir de uma idéia de alguém, e esse alguém é você e elas devem te seguir e apoia-lo em seu empreendimento. Todos de sua equipe precisam ter o desejo incontrolável de criar algo, ser diferente, mantendo um mesmo Propósito e respeitando e seguindo a Missão, Visão e Valores de sua empresa. Pensar no futuro é realizar algo no presente.

3. Determinação: muitos acham que as pessoas de sucesso são aquelas que possuem grandes talentos naturais, mas estão redondamente enganadas. Não é a capacidade excepcional que torna as pessoas especiais, mas uma extraordinária força e determinação que faz a grande diferença, o compromisso sincero em realizar algo.

4. O Comprometimento: em um mundo competitivo a confiança está diretamente ligada ao desejo de realizar algo de verdade. É procurar fazer as coisas certas e bem feitas. Nada lhe dará mais confiança do que você acreditar que é especial.

5. O Princípio da Contribuição: o princípio da cooperação – isto é, contribuir com algo enquanto se está vivo, fazer a diferença, ser útil. As pessoas que realmente nos transformam são aquelas que fazem diferença na nossa vida e nas dos outros.

Você como empreendedor deve fazer diferença na vida de seus colaboradores e a tendência é que você tenha reciprocidade. Assim você estará fazendo uma ótima Gestão de Pessoas.

Gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma empresa. As empresas que a possuem entre suas políticas internas são aquelas que formam profissionais mais bem qualificados e motivados para desempenhar as suas funções e seus papéis conprometidos.

Pense nisso e deixe o pessimismo de lado, e procure formar sua equipe ideal, mesmo sabendo que terá que fazer isso de novo, de novo e mais algumas vezes. Aprenda a fazer isso encarando como um FCS – Fator Chave de Sucesso de seu negócio.

Qual o seu Porquê? https://youtu.be/cxBc-DnSivg

A fonte desse artigo foi do Administradores.com, que achei legal compartilhar aqui com algumas adaptações conforme meu ponto de vista.

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Abraços,

Robson Campos .’. Diretor Gestão 360

Facebook.com/robsoncampos360

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