Planejamento Estratégico 1/4

Por que alguns empreendedores estão fechando as portas?

Por falta de Planejamento estratégico!!

Para as empresas dos dias atuais, o planejamento estratégico é visto como um processo contínuo de interação organizacional com o ambiente, sendo uma ferramenta de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela empresa, permitindo estabelecer objetivos e aumento do seu desempenho.

No entanto, nem todas as empresas obtêm um eficiente processo de elaboração deste planejamento – muitas vezes pela falta de sinergia entre os sócios, diretores etc. – considerando suas características de gestão como estrutura, comportamento e contexto empresarial.

O planejamento é uma das principais funções do processo de gestão, possuindo conceitos mais amplos do que simplesmente organizar os números e adequar as informações de cada área da empresa. Passa então, a ser um instrumento de administração estratégica, incorporando o controle de turbulências ambientais e possibilitando que a empresa conquiste mais competitividade e mais resultados organizacionais, pois é a função que indica a direção a ser consolidada pela empresa.

Isso resulta não em um milagre, mas em como são estruturadas as ações que direcionam para o resultado pretendido. Isso traz mudanças na gestão das organizações, sendo necessário conhecer seu envolvimento com os processos da empresa de uma maneira estratégica, desde seus conceitos até a sua relevância junto às necessidades da organização.

Portanto, o planejamento é a base de todo o trabalho, pois a era do conhecimento trouxe para as organizações a globalização, a tecnologia, a competitividade e a diversificação, ou seja, trouxe mudanças constantes e significativas.

Como começar?

Primeiramente, iremos definir o sumário executivo da sua organização e, na sequência, analisar os ambientes interno e externo, elencando os fatores críticos de sucesso para que possamos definir os objetivos, metas e prazos. Por fim, desenharemos o mapa estratégico, cujos indicadores se desdobrarão em planos de ações, possibilitando um acompanhamento contínuo para alcançarmos a busca da excelência para a sua empresa

Olá! Tudo bem com você?

Robson Campos é meu nome sou fundador da Corporate Gestão 360 e criador do método Gestão 360. Nós começamos como uma Startup em 1998, vencedora do Prêmio FINEP Inovação em Processos em 2000, e venho aperfeiçoando o nosso método de fazer gestão empresarial ao longo de todos esses anos – que chamamos de Gestão 360.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é a base de tudo para o bom desempenho organizacional. Planejar é uma atividade que faz parte de qualquer pessoa.

Todos, temos que fazer planejamento para tudo em nossa vida, para que possamos atingir nossos objetivos, dentro dos prazos estipulados.
“Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.” Jim Rohn

A vida e’ um labirinto e o planejamento e’ o mapa para sair dele.

Normalmente todo novo empresário, começa sua atividade empresarial, devido à sua habilidade técnica e na maioria dos casos, tem pouco ou nenhum conhecimento administrativo, financeiro, de marketing, gestão com pessoas ou experiência com vendas. E aí que começa a dificuldade de gerir seu próprio negócio.

Embora, tenhamos exemplos de empresários bem sucedidos, baseados na intuição, mas nem sempre a intuição garante resultado prático na gestão empresarial por muito tempo. Aí é que está a justificativa dos grandes índices de empresas fechando no primeiro ano e maior ainda as que não chegam ao seu quinto ano de atividades.

Particularmente sou um exemplo de empreendedor que comecei a trabalhar com 11 anos e montei meu negócio aos 14 e abri oficialmente minha primeira empresa com apenas 17 anos, tendo que me mancipar para esse feito, aonde tinha um bom conhecimento técnico na área de informática e telecomunicações e nenhum na área de gestão de negócios.

Ao longo da minha vida empresarial, cometi muito erros, e hoje percebo claramente que a maioria ocorreu por falta de planejamento.

Atualmente mesmo com muita experiência em Gestão Empresarial, ainda cometo muitos erros, pois sou humano como você e assim não sou perfeito, cheio de manias, imperfeições, desiquilíbrios emocionais, assim como você.

Mas, com SONHOS bem definidos, mantendo claramente meu propósito de vida sempre sob minha reflexão. Possuía vários cursos técnicos na atividade fim da empresa e conforme fui enfrentando as dificuldades de gestão empresarial, procurei fazer alguns cursos de gestão, tais como; Marketing, técnicas de vendas, negociação, psicologia organizacional,  direito empresarial, direito trabalhista, contabilidade,  administração comercial, gestão de pessoas, dentre outros cursos até chegar a consciência de avançar com minha formação acadêmica cursando uma faculdade de Administração de Empresas e aprimorando meus conhecimentos, em uma MBA em Gestão de Negócios.

Precisamos seguir alguns passos para desenvolver um bom planejamento empresarial;

1º passo; desenvolver os conceitos da visão, missão, política, valores. Chamamos de Sumário Executivo

2º passo; Identificar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças do mercado. Chamamos de Análise FOFA ou SWOT.

3º passo; Identificar os fatores chaves de sucesso. Chamamos de FCS.

4º passo; Definir os objetivos, metas, estratégia corporativa, prazos.

5º passo; Desenhar o Mapa Estratégico BSC (Balanced Score Card)

6º Passo: Implementação, Projeções, métricas e controle e avaliações financeiras.  Chamamos de Plano de Ação 5w2h.

Agora que você já começou a dar os passos, vamos para a prática e planejar!simg360123

 

 

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