Debate no Whatsapp

Semana passada, postei 3 vezes em um grupo de WhatsApp, no mesmo dia; manhã, tarde e noite promovendo o nosso 1° Simpósio Online Nacional Gestão 360, que iria acontecer no dia seguinte.

Ao fazer a postagem do terceiro post, um dos membros do grupo postou:

“Gostaria muito de pedir aos moderadores para solicitar que os membros do grupo façam postagens de vendas e ou repetir constantemente a mesma postagem. Alguns eventos estão sendo tão repetidos que parece desespero para conseguir pessoas para irem. A proposta do grupo e debater empreendedorismo, propostas e ações. O grupo estas virando feira de vendas de produtos e serviços /política. Por favor vamos utilizar o grupo para coisas realmente que vão construir.” Em seguida, se referiu a minha pessoa…

E eu respondi…

Prezado fulano,

Respeito sua colocação, mas não concordo, se me permite.
Primeiro que não tem esse impedimento nas regras desse grupo que proíba um membro postar mais de uma vez, no mesmo dia.
Segundo que o assunto é totalmente pertinente com o que se propõe o grupo, que é Empreendedorismo.
Terceiro que o post não é venda de nada, e sim um convite para um evento online, sobre gestão empresarial e Empreendedorismo…rsrsr

O SIM Gestão 360 é um seminário com foco total no empreendedorismo, que trago minha experiência de mais de 33 anos empreendendo na prática.

E falando em empreendedorismo, promover uma marca ou um evento não é vender algum produto ou serviço, até porquê o evento em questão é gratuito, repito. E se fosse uma oferta de um produto ou serviço, também estaria praticando o empreendedorismo.

As chamadas que coloquei nesse grupo, são um pouco diferentes, mostrando alguns detalhes diferenciados de uma para outra.

Não se trata de desespero e sim uma estratégia de marketing e comunicação.
Talvez, você não saiba, mas nosso cérebro precisar ver uma marca, ou uma promoção, ou uma propaganda 18 vezes, para que possamos ser influenciados emocionalmente a ter atenção e percepção de valor do que está sendo proposto. Isso é científico e por esta razão que todas as grandes marcas investem milhões de reais colocando suas marcas, promoções, propagandas em diversos canais de comunicação e diversas vezes em um mesmo dia, isso é a essência do Marketing & Comunicação.

Um grupo de whatsapp, como este, é formado por diversas pessoas com hábitos e horários de acessos diferentes.
Por esse motivo, se faz necessário publicar uma chamada em horários distintos para que se possa alcançar boa sorte do grupo que nele faz parte.

Mas, algumas pessoas que ficam conectadas o tempo todo, que não tenha interesse em uma determinada chamada seja por falta de interesse, falta de entendimento ou por falta de empatia com o assunto, o tema, a promoção, o conteúdo..pode se incomodar, não gostar, mas isso não lhes dá o direito de oprimir, a não ser que sejam temas de debates complexos, como religião, política partidária, time de futebol ou pornografias ou ainda qualquer outro tema desrespeitoso para os demais membros.
E aí nesse caso, nos cabe respeitar, é óbvio.

A regra do grupo proíbe mais de uma postagem por dia? Não!
Se não, todos podem postar mais vezes o mesmo assunto.
Se existisse essa regra, aí teríamos que respeitar e eu nem faria parte do grupo, pois entendo os grupos de whatsapp como uma rede social e com foco para networking, parcerias e negócios. Se eu não puder promover minha empresa, meus produtos, eventos e serviços não vejo sentido permanecer. Não tenho tempo para perder com debates teóricos, discussões sem fundamentos científicos ou experiências práticas. Perdoe-me a sinceridade. Mas, respeitosamente é o que penso. 

Bem, espero que entenda minha resposta como um posicionamento respeitoso, assim como entendi que o seu post foi também.

A propósito, no SIM Gestão 360, estaremos abordando bem esse tema na terça-feira dia 28.11 às 11h e às 20h e você é meu convidado especial a participar deste evento que se trata de empreendedorismo na excelência, na prática com uma abordagem bem simples e direta.

Desejo que amplie sua percepção de valor e lhe traga mais conhecimento no quesito de Marketing & Comunicação.

Ah! Por conta destas 3 postagens hoje nos grupos de whatsapp que administro e outros como este que faço parte, conseguimos 93 inscrições novas só hoje. Enquanto uns se incomodam, outros se interessam e outros ainda ajudam na divulgação, com um ato de gentileza e parceria. 

“Gentileza gera Gentileza”. E “Parceria” é fundamental no Empreendedorismo.

Isso é Marketing & Comunicação e Marketing & Comunicação é a área do Empreendedorismo mais importante para sobrevivência e crescimento de qualquer empresa. #Ficaadica! #Empreendedorismo. 

Sugiro que assista esse dois vídeos e faça uma reflexão.

https://youtu.be/QoOvRIn4KL8

https://youtu.be/vqoKoEYgl9M

Espero que goste e reflita de coração e mente aberta.

Abraços, Robson Campos

……..

E ele respondeu…

Robson. Não tem nada haver com o intolerância. Vc está apostando toda hora o mesmo evento. É chato. É massante. Não tem nada haver com mente aberta. É sim com não ser repetitivo. Vc entende o que e spam? É o que você está fazendo. Não precisa de regra. Precisa apenas de bom senso. Tenho certeza que você tem. Desejo muito sucesso no evento. Mas por favor, não confunda divulgação com massificação. Síndrome de Hinode.  Faço um apelo aos moderadores do grupo para ficarem atentos com os fatos. Não saindo grupo pois acredito no seu potencial. Mais uma vez venho pedir aos moderadoradores que tome providências.

……….

Eu ia ficar calado, mas não consegui…rsrsr…respondi..

Querido Fulano,

Isso não é Spam, procura saber mais sobre o que de fato significa a sigla  Spam.

Segue um artigo que explico sobre Spam; https://corporategestao360.com.br/2017/11/27/voce-sabe-o-que-e-spam/

Também não foi toda hora, foram 3 posts durante um dia e é assim que se promove um evento. Faço isso há mais de 20 anos, promovendo nossos eventos os quais praticamos o Marketing de Conteúdo é o InBound Marketing Offline e sei o que estou fazendo. Mas respeito sua opinião, sinceramente.

Pelo visto você não leu minha mensagem com tranquilidade e mente aberta para entender o que tentei lhe passar e muito menos assistiu o vídeo. Pois se estivesse, não me responderia dessa forma. Você deve ter apenas visto o título. Na boa, assista os vídeos e reflita. Acredito que você vai gostar e vai aprender.

Não vamos polemizar uma discussão no grupo oportunando os demais. Qualquer coisa, me chame no privado que conversamos

Um faternal abraço,

Robson Campos

Diretor Gestão 360

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s