Os 4 Segredos da Felicidade (parte 3/4)

A ocitocina foi a nossa pesquisa neste arquivo que é uma série de 4 artigos, que em breve teremos essa série em vídeos em nosso canal YouTube Gestão 360. Acessa aí esse vídeo que eu falo sobre Sonhos, Objetivos e Metas: https://youtu.be/g4tqGVVjhog

A ocitocina cria intimidade, confiança e constrói relacionamentos saudáveis. É liberada por homens e mulheres durante o orgasmo, e pelas mães durante o parto e amamentação. Animais irão rejeitar sua prole se a liberação de ocitocina for bloqueada. A oxitocina aumenta a fidelidade. O cultivo de ocitocina é essencial para a criação de laços fortes e melhores interações sociais. Muitas vezes referida como o hormônio do afago, uma maneira simples de manter a oxitocina fluindo é dar um abraço em alguém. Dr. Paul Zak explica que toque interpessoal, não apenas aumenta a ocitocina, mas reduz o estresse cardiovascular e melhora o sistema imunológico. Ao invés de apenas um aperto de mão, corra para o abraço. Dr. Zak recomenda oito abraços por dia. Quando alguém recebe um presente, os seus níveis de oxitocina sobem. Você pode fortificar as relações pessoais através de um presente de aniversário.

Ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na p90-hipófise posterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leitematerno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.

Além disso, as pesquisas mostram que quanto mais oxitocina é liberada, mais fácil será fazê-lo, o que significa que agindo das formas como veremos a seguir será cada vez mais fácil se sentir bem, inclusive quando a adversidade, a dor e o estresse atacarem de surpresa.

O contato físico para aumentar a oxitocina

A oxitocina desencadeia um sistema de recompensas que é ativado e desativado quando estamos em relacionamentos amorosos. É bem sabido que as relações sexuais aumentam os níveis de oxitocina. Contudo, nos homens ela somente é liberada quando têm um orgasmo com alguém com quem possuem um vínculo emocional.

Mas não apenas o contato físico derivado das relações sexuais aumenta os níveis de oxitocina. Em geral, os abraços, beijos e carícias ajudam a aumentar os níveis de oxitocina rapidamente. E para isto não é necessário manter relações sexuais, nem sequer um relacionamento amoroso. Abraçar, acariciar e beijar é uma coisa que você pode fazer com amigos, familiares e até mesmo animais de estimação.

As palavras de bom ânimo

Quando alguém nos faz um elogio, nos incentiva ou nos consola, nos sentimos bem com nós mesmos. Estas palavras de bom ânimo nos fazem sentir queridos e valorizados. Esta forma de se sentir bem também aumenta quando somos nós os que oferecemos essas palavras aos outros.

As palavras são uma arma poderosa para nos sentirmos bem e fazermos os outros se sentirem bem. Podem nos transmitir bondade, compaixão e amor. Além disso, nos conectam com os outros, fazendo os níveis de oxitocina aumentarem em ambas as partes.

Ouvir os outros

Ouvir é uma forma incrível de aumentar a oxitocina. Todo mundo gosta de se sentir reconhecido. Todos gostamos de ser ouvidos e aceitos. Quando você está presente em um lugar físico no qual se encontra e ouve ao outro, ocorre uma conexão entre ambos. Ouvir atentamente, evitando todo tipo de distração, oferece um sentido de recompensa sem igual.

Meditação

A meditação relaxa o corpo e a mente, permitindo que a mente se livre do estresse. Está associada ao esquema cultural que lidamos como uma tradição com raízes profundas na tradição oriental, mas isto não significa que nós não possamos nos beneficiar do seu poder.

O Exercício

exercício não apenas serve para manter o corpo são. Com o exercício e a atividade física aumentam as endorfinas e também a oxitocina, além de favorecer a chegada de oxigênio ao cérebro e outras partes do corpo. A quantidade de hormônios liberados no cérebro também é benéfica.

Para fazer exercício e obter todos estes benefícios não é necessário ir à academia, nem sair para correr ou andar de bicicleta se não é que se deseja ou é possível fazer. Sair para caminhar ou fazer exercício moderado em casa é suficiente para conseguir uma liberação de oxitocina e se sentir melhor rapidamente.

Chorar

As pesquisas mostram que o controle defensivo de nossas emoções diminui os níveis de oxitocina. A acumulação de energia que provoca o aprisionamento de nossos sofrimentos faz que o estresse se instaure em nossas vidas e que os problemas físicos comecem a aparecer.

O choro é justamente um ato de liberação desta energia. Lembre-se de como você se sentiu depois daquelas vezes em que não conseguia parar de chorar, tão relaxado como se tivesse feito uma hora de meditação ou de exercício moderado. Portanto, os efeitos que descrevemos sobre os níveis de oxitocina seriam semelhantes aos descritos nos parágrafos anteriores.

Abraços,

Robson Campos .’.

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