Os 4 Segredos da Felicidade (parte 4/4)

Endorfinas é o estudo que fizemos para este que é o quarto e último artigo da série “Os 4 Segredos da Felicidade”.

EditarAs endorfinas são liberadas em resposta à dor e stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e depressão. Semelhante à morfina, a endorfina age como um analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção da dor. Junto com o exercício regular, o riso é uma das maneiras mais fáceis de induzir a liberação de endorfina. Mesmo a antecipação e expectativa de riso, por exemplo assistir a um show de comédia, aumenta os níveis de endorfinas. Manter o seu senso de humor no trabalho, encaminhando e-mails engraçados, e encontrando várias coisas para rir durante o dia são uma ótima maneira de manter o médico longe.Aromaterapias:os cheiros de baunilha e lavanda têm sido associados com a produção de endorfinas. Estudos têm mostrado que o chocolate escuro e alimentos picantes levam o cérebro a liberar endorfinas. Mantenha alguns óleos perfumados e um pouco de chocolate escuro em sua mesa para conseguir um impulso rápido de endorfina. É tudo uma questão de entrar no banco do condutor da vida. Ao invés de esperar para a felicidade aparecer magicamente, estas estratégias irão funcionar como um catalisador útil na criação de hábitos pró-ativos para mais felicidade na vida.  Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: FinerMinds

Luiza Fletcher

Como Liberar Endorfinas

As endorfinas são opiáceos naturais do corpo liberados para aliviar o estresse e aumentar o prazer. É do conhecimento comum que praticar exercícios libera endorfinas, neuro-hormônios que criam sensação de felicidade e até mesmo de euforia no cérebro. Mas você também pode fazer outras coisas para liberá-las, como sorrir, comer certas comidas e até mesmo fofocar. Há muitas maneiras de aproveitar nossas endorfinas naturais para ajudar com os problemas da vida.

Coma um pouco de chocolate. Você já reparou que comer chocolate parece dar uma melhorada no humor quando você está se sentindo um pouco desanimado? É porque ele libera endorfinas que ajudam a relaxar.[1] O chocolate contém a endorfina anandamina, que tem efeitos semelhantes aos da maconha, mas muito mais suaves.

  • Prefira chocolate amargo, pois ele contém mais chocolate de verdade e menos açúcar e outros ingredientes que não afetam as endorfinas.
  • Mate a vontade em doses pequenas. Considere levar uma barra de chocolate com você e comer um quadradinho quando precisar de um pouco de ânimo.

Coma pimenta. Pimenta caiena, jalapeño e outras variedades picantes contêm capsaicinas, que liberam endorfina.[2] Tente comer um pedaço de pimenta crua. Quando a dor ardente inicial passar, você deve sentir euforia. Se não quiser lidar com a dor para aproveitar o prazer da capsaicina, coloque apenas um pouco de pimenta caiena em sua comida para dar uma animada.

Coma comidas que te deixem feliz.Coma alimentos que fizeram parte da sua vida e que trazem boas memórias, como um estrogonofe, sorvete, brigadeiro ou outro alimento rico em carboidratos para liberar endorfinas. As pessoas procuram essas comidas em momentos estressantes porque realmente fazem você se sentir melhor.

  • Você pode apreciar essas delícias sem sair da dieta. Experimente comer uma tigela de mingau de aveia com um pouco de mel ou um prato de arroz com feijão. Você vai tirar proveito dos carboidratos sem sofrer as consequências de comer carboidratos refinados.
  • Para melhorar ainda mais o seu humor, tente combinar dois liberadores de endorfina. Coloque algumas gotas de chocolate no mingau ou pimenta caiena no macarrão.

Tome ginseng. Essa erva tem mostrado melhorar a produção de endorfinas.[3] É uma escolha popular entre atletas que querem tirar o máximo proveito dos hormônios que o corpo já libera durante o exercício. Tente incorporar um suplemento de ginseng em sua rotina diária.

Cheire extrato de baunilha. O aroma da baunilha tem mostrado estimular a produção de endorfinas.[4] Tente colocar uma gota no seu café ou no iogurte. É o cheiro, e não o gosto, que afeta as endorfinas, por isso não deixe de inspirar profundamente.

  • Você pode sentir os mesmos benefício sentindo cheiro de uma vela, loção ou óleo essencial com aroma de baunilha.
  • A lavanda tem propriedades semelhantes e também tem mostrado estimular a produção de endorfina

Encontre mais motivos para rir. Essa é uma forma imediata e fácil de liberar endorfinas. O ato de rir estimula a produção delas e te ajuda a se sentir bem instantaneamente. As gargalhadas ajudam a aliviar o estresse e têm muitos outros benefícios físicos e emocionais. [5]

  • Rir tem tantos benefícios terapêuticos que algumas pessoas praticam a “terapia do riso” para encaixar no seu dia risadas saudáveis com a maior frequência possível.
  • Brincar com os amigos ou achar algo muito engraçado é a melhor maneira de tirar o máximo proveito do riso. Dê gargalhadas profundas que tomam conta de todo o seu corpo.

Faça mais sexo. A intimidade com outra pessoa libera endorfinas que fazem você se sentir bem. Você tem a sensação combinada dp amor com os benefícios do toque físico e a descarga de endorfinas de ter um orgasmo. Fazer sexo traz felicidade imediata.

  • Provocar um orgasmo sozinho também.[9] Quando você atinge o climax são liberadas endorfinas na corrente sanguínea, melhorando o seu humor imediatamente.

Pratique qualquer tipo de exercício.Essa é uma maneira rápida, eficaz e com efeitos duradouros para aumentar sua produção de endorfinas. Todos os tipos de exercício provocam a liberação desses hormônios do bem-estar em sua corrente sanguínea, melhorando consideravelmente o seu humor.[11] A famosa “euforia do corredor” que os maratonistas sentem é uma recompensa digno de ser buscada, mas você não precisa ser um atleta experiente para colher os benefícios do exercício. Você pode liberar endorfinas praticando qualquer uma das seguintes atividades:

  • Caminhar, fazer trilha, trotar, pedalar ou nadar
  • Esportes coletivos, como basquete e futebol
  • Jardinagem, trabalho no jardim, limpeza

Fonte : Wikihow 

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Abraços,

Robson Campos .’.

Palestrante & Consultor Gestão 360

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