Como melhor usar suas redes sociais – LinkedIn

Neste artigo vamos dar início a uma série de 7 pesquisas sobre como usar melhor as redes sociais. E neste falaremos sobre o LinkedIn.

Mantenho as minhas redes sociais bem ativas e não costumo seguir as convenções da moda. Mas, procuro me atualizar as regras que cada uma das redes costumam impor e mudar constantemente. 

Vou colocar aqui algumas sugestões de como melhor usar algumas das redes sociais as quais eu possuo, que são; LinkedIn, Facebook, Instagran, YouTube, Google+, Twitter, WhatsApp e Pinterest que está estou começando a usar. 

Neste irei apresentar informações apenas do LinkedIn.

Quantas vezes publicar por dia no LinkedIn?

O LinkedIn é a maior Rede Social de Profissionais do mundo, com mais de 500  milhões de usuários. Por este motivo, é o melhor espaço para encontrar clientes na atualidade. Também é ideal para promover a sua marca e encontrar os melhores candidatos para trabalhar em equipe. Além disso, é uma plataforma indispensável para fazer Marketing B2B.

Então, qual é a recomendação para a frequência de postagens no LinkedIn? O ideal para conectar com a audiência, de acordo com especialistas, é:

Recomenda-se publicar um post, no máximo dois posts por dia de trabalho, de segunda à sexta-feira.

O meio bilhão de membros do site estão distribuídos em 200 países. Segundo o LinkedIn, a rede abriga mais de 10 milhões de empregos ativos e mais de 9 milhões de companhias. A Microsoft anunciou em junho de 2016 a comprada do LinkedIn, quando a rede social ainda contava 433 milhões de usuários.

A maioria dos 15 milhões de usuários brasileiros do LinkedIn (99,7%) acessa a rede social para conectar-se com outros profissionais e manter-se atualizada sobre as notícias do universo corporativo e não está, portanto, atrás de emprego. Esta é a conclusão a que chegou a primeira pesquisa sobre o perfil do público brasileiro, conduzida em dezembro com 1.120 pessoas.

Segundo o levantamento, o conteúdo tem sido o fator determinante para o engajamento dos usuários e para que as empresas se destaquem na rede. 60% dos entrevistados acreditam que investir tempo no LinkedIn as tornará mais bem-sucedidas e produtivas e 76% esperam passar a usar mais a ferramenta à medida que crescerem em suas carreiras.

A criação e compartilhamento livre pela rede, um conteúdo valioso que ajuda uma audiência de nicho a resolver alguns dos seus maiores problemas profissionais é como você se irá se diferenciar da concorrência no LinkedIn.

E o preço que você deve pagar para chegar na frente do seu público ideal é demonstrar o seu valor, em oposição àqueles que apenas afirmam isso.

E como obter a melhor maneira de capturar o tempo, interesse e atenção de seu público nos mundos maior rede de profissionais…

Enquanto não há uma única resposta, o LinkedIn compartilhou recentemente alguns conselhos sobre como determinar o melhor momento para publicar o seu conteúdo e eu fiz um apanhado e darei um palpites, pensando em você.

Este conselho, juntamente com algumas outras melhores práticas que utilizei por anos irão ajudá-lo a dar para o seu conteúdo a melhor chance de conquistar novos negócios no LinkedIn.

Seu conteúdo pelo LinkedIn deve ser hiper-focado em um nicho de audiência alvo, ao ponto de incluir seu cargo ou o nome do setor no título de seus posts e artigos.

Digamos, por exemplo, que você quer vender serviços de marketing de vídeo on-line, e que um dos seus mercados-alvo são treinadores de negócios. Assim, você pode fazer o marketing de vídeo on-line para qualquer pessoa, mas você precisa ter certeza de que no LinkedIn, pelo menos, você deixará claro que se especializou em ajudar as empresas e os seus treinadores a usarem o vídeo on-line para obterem novos clientes.

No LinkedIn, o título é a grande diferença, assim como uma boa chamada de notícia.

Agora, você pode criar a maior parte do conteúdo no mundo e postá-lo no momento perfeito, mas se o título é confuso, chato ou sem inspiração, ninguém vai consumi-lo.

Mas no LinkedIn, a fórmula do título ideal para o seu conteúdo deve ser: “Público Alvo + O Seu Serviço + Benefícios que querem”

Seu conteúdo não deve ser escrito como uma carta de vendas ou propaganda, mas sim como um guia informativo, útil e de estratégica de como esse público-alvo poderia usar o serviço que você está falando para alcançar um dos benefícios que eles querem.

O LinkedIn torna mais fácil para criar uma abordagem de marketing personalizado, Um em Um em qualquer nicho que você possa imaginar.

Usando o seu conteúdo como o contexto para essas conversas, você pode começar a ganhar a confiança de suas conexões e desenvolver as relações que levam à conquista de novos negócios no LinkedIn.

No próximo artigo iremos trazer uma pesquisa sobre o Facebook. Vai ser na próxima quinta-feira 19h.

Abraços,

Robson Campos .’. 
Consultor & Palestrante Gestão 360
Facebook.com/robsoncampos360

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