Porquê o marketing digital vai acabar com seu negócio?

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é alcançar posição competitiva sustentável em um ambiente altamente dinâmico e mutável.

O alcance de posição privilegiada é baseado nas escolhas estratégicas feitas pela empresa levando em conta a atratividade do(s) segmento(s) de mercado almejado(s) por ela em relação às suas capacidades competitivas.

Nesse contexto, o marketing ganha destaque ao permitir a identificação de diferentes produtos-mercados, baseando-se na análise das necessidades dos clientes que se pretende atender.

Num ambiente de negócios onde as empresas lutam por posições relativas de mercado no cenário de oferta superior à demanda, o marketing passa a ter importante função na estratégia da empresa, tanto em nível corporativo quanto em aspectos operacionais das diversas unidades de negócios que a corporação pode possuir.

O marketing estratégico contribui para o alcance de desempenho superior ao orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas que sejam adaptadas aos seus recursos e, ao mesmo tempo, que tenham potencial de crescimento e rentabilidade.

A grande questão que emerge a partir desta constatação é que as empresas, diante da necessidade de comunicar ao mercado seus diferenciais e posicionamento escolhido de forma única e consistente, têm hoje à sua disposição diversas ferramentas de comunicação.

A nossa área de Marketing & Comunicação tem por objetivo estudar o melhor segmento de mercado e identificar e desenvolver as melhores práticas de marketing com o uso de ferramentas de comunicação adequadas para que se consiga atrair o público-alvo desejado.

Com o crescimento do marketing digital, o empreendedor precisa se adequar a uma nova realidade para manter seu negócio de pé.

Os empreendedores são, normalmente, os responsáveis pela atualização de suas redes sociais e são os vendedores de produtos e serviços. Mas, seguindo essa linha podem ter seu negócio ameaçado?

Segundo Philip Kotler, o papa do marketing estratégico, as ferramentas do marketing digital e do marketing tradicional (Offline) devem andar juntas. 

Mas, o que é o Marketing Digital?

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. A grande diferença do Marketing Digital diante do Marketing tradicional (offline), é que pelos meios digitais você pode mensurar os dados de qualquer campanha ou ação do seu marketing, podendo medir todas as etapas do processo de comunicação, descoberta, atração da atenção, Leads, oportunidades de negócio, relacionamento, aprendizado, até a venda que é a grande busca de todas as marcas e negócios.

Além disso, o marketing digital é mais fácil de mensurar, tem métricas mais claras e se tornou essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B (empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas) ou B2C (empresas que vendem produtos ou serviços para o consumidor).

Produção de Conteúdo:

As melhores estratégias de Marketing Digital são voltadas para a produção de conteúdo. Independente de que canais você utilizar para promover sua marca online, é essencial entregar conteúdos que sejam úteis e relevantes para o seu público.

Sejam eles em texto, vídeo ou áudio, os materiais produzidos pela sua marca irão aumentar sua visibilidade online e entregar valor para seus atuais consumidores ou possíveis clientes. Pois, se você não fizer isso seus concorrentes farão, ou melhor, já estão fazendo e é por isso que seu telefone não toca mais como tocava antes, com clientes te procurando, deixando apenas para os bancos, callcenters de telefonia e os seus credores te ligarem…rsrsr

O comportamento mudou:

Muitos empreendedores, pequenas empresas e principalmente as startups alcançam um novo nível quando prestam mais atenção no comportamento dos consumidores online. Com custos mais acessíveis, o marketing digital se tornou um aliado para aumentar as vendas desses negócios.

Se você se dedicar, criando perfis em redes sociais que combinem com seu público (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagran, Google+, YouTube), criando um site amigável responsável para o usuário e um blog, já é um ótimo começo.

Há, no entanto, mais possibilidades para fazer o negócio aparecer online que exigem esforços e, muitas vezes, um funcionário dedicado a isso. Em épocas de rede social, o cliente quer o retorno cada vez mais rápido e eficiente, a qualquer hora do dia. 

Uma boa ferramenta para atrair clientes é produzir conteúdo, livre de propagandas do seu produto, e virar referência na sua área de atuação. O que mais funciona, até porque pouca gente faz, é conteúdo educativo sobre o tema do seu negócio. E é aí que, recomendo que você se dedique bastante, em produzir conteúdo.

Quando for criar materiais de divulgação, saiba identificar quais são as preferências do seu público-alvo. Se a ideia é fazer uma divulgação mais personalizada, conheça o histórico de compra do cliente e para isso você deve criar sua Persona. 

Você sabe o que é Persona?
Não? Então leia esse outro artigo:https://corporategestao360.com.br/2017/10/12/como-criar-sua-persona/


Assista o vídeo deste arquivo no link abaixo:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10213213903600606&id=1186446671

Abraços

Robson Campos

Facebook.com/robsoncampos360

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