Como usar melhor suas redes sociais – Instagram

O instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. Desse total, 35 milhões são de brasileiros, o que representa 7% de contas de todo o globo, números esses que deixam o Brasil entre os 5 países que mais utilizam o Instagram. Tratando de gênero, o perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e a grande maioria está acostumada com compras pela internet, o que eleva bastante o potencial de consumo dos usuários desta rede social.

Seguem alguns números interessantes para quem deseja utilizar o Instagram em seus negócios: 

  • São publicadas 95 milhões de fotos/vídeos todos os dias;
  • 4,2 bilhões de “curtidas” por dia são realizadas no Instagram;
  • Gênero: 53% são mulheres e 47% são homens;
  • Faixa Etária: 67% estão entre os 18 a 34 anos;
  • 95% dos usuário possuem conta no Facebook e/ou Twitter.
  • Fonte; G1

Particularmente eu não tenho bons resultados pelo Instagram, para nosso negócio que é de Educação e Consultoria em Gestão Empresarial. Mas, para negócios como restaurantes, bares, esportes, moda vejo muitas empresas tendo bons resultados.

Ainda sim, mantenho meu perfil Robson Campos 360 e o perfil da Corporate Gestão 360 ativo e com postagens diárias.

As pessoas usam o Instagram para se expressar, obter inspiração e realizar ações em publicações. As empresas usam o marketing do Instagram para mostrar a personalidade de suas marcas, encontrar clientes e promover produtos e serviços para um público envolvido.


7 dicas

Com todas essas informações, você ainda vai ficar de fora desse mercado?

Então, seguem 7 dicas para você que pretende promover o seu negócio no Instagram:

1- Faça do seu Instagram uma revista online do seu negócio

Pense que o seu Instagram é uma revista com várias seções, nele você pode abordar diversos conteúdos. Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Faça um cronograma para suas publicações diárias.

Exemplo, se você lida com moda mescle suas postagens de venda com dicas de como combinar peças de roupa, faça postagens de looks do dia, publique algo de humor, atualidades, motivação e claro esteja sempre relacionando essas postagens com o seu universo de atuação.

Inspire-se usando o www.pinterest.com (exemplo na imagem abaixo) e veja o que o pessoal está publicando diariamente sobre determinado assunto.

Utilize o www.hootsuite.com para programar suas publicações.

2- Crie um nome de usuário

Para criar um usuário no Instagram é recomendado que você utilize o nome da sua empresa. Muitas vezes, o nome já vai está sendo usado, então utilize sinais (ponto, underline, traço) na composição do seu nome para que você possa criar um perfil que identifique o seu negócio. É essencial que o nome seja facilmente reconhecido pelo seu cliente.

3 – Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio

a) Coloque uma foto bacana com a logomarca da sua empresa.

b) Faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz, a dica aqui é fazer tópicos e utilizar emotions na descrição do seu perfil. (Veja exemplo abaixo da biografia do Sebrae Alagoas)

c) Leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia. Se tiver outros canais como YouTube, Twitter, Snapchat ou Pinterest uma menção no seu perfil também pode ser legal.

4 – Mude o seu perfil para o Instagram comercial

O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios. Nessa plataforma você poderá acompanhar o perfil dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos. Além disso, é possível adicionar um botão “Entrar em contato” na sua biografia, onde você pode colocar o seu telefone, e-mail e endereço. Facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você.  O tema é amplo e podemos tratá-lo em uma outra publicação.

5 – Utilize hashtags e crie links para suas postagens

No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.

A dica é que você estude quais as hashtags estão sendo mais buscadas no seu meio e faça listas delas no bloco de notas do seu celular. Quando você precisar postá-las é só copiar e colar na sua publicação. Você pode utilizar hashtags mais gerais que possuem muitas menções no Instagram, exemplo #marketing, #startup, #inovação , como também pode trabalhar hashtags mais regionais, exemplo #alagoas, #maceio, #sururuvalley . O mais legal é que você pode criar uma hashtag do seu negócio e divulgar no seu perfil e publicações. No Sebrae utilizamos a hashtag #sebraealagoas nas nossas postagens.

Ah e só pra deixar claro, a quantidade de hashtags publicadas por postagem vai do seu bom senso, não existe uma regra.

6 – Imagem é tudo

Lembra daquela famosa propaganda de refrigerante “imagem não é nada, sede é tudo.”? Pois bem, esqueça! No Instagram imagem é tudo, e tudo mesmo!! Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis, isso só vai queimar a sua marca na internet. Como nem todo mundo tem condições de contratar um fotógrafo profissional, existem os aplicativos espalhados pela internet que nos ajudam na edição de fotos, postagens comerciais e filtros legais para as nossas publicações. Então, listarei 3 deles para que você possa utilizar nas suas postagens:

a) www.canva.com nesse aplicativo de edição você pode criar layouts incríveis para as suas postagens, podendo escolher a rede social que deseja publicar, utilizando modelos prontos, fazendo o upload de sua foto e editando o texto e imagens a seu bel prazer. Uma verdadeira mão na roda para quem tem um perfil comercial. Você pode utilizar ele no computador ou baixar no IOS ou Android.

b) “Enlightapp” –  esse editor de imagens é pago, mas vale muito a pena para quem deseja produzir fotos diferentes do convencional e de forma rápida no seu celular. Além disso, eles oferecem alguns tutoriais no próprio perfil do aplicativo no Instagram @enlightapp . Pode baixar no IOS ou Android.

c) “Snapseed” – Nele você pode editar fotos gratuitamente e colocar diversos filtros. Vale a pena para clarear aquela imagem que saiu mais escura ou dar aquele tom retrô na sua foto. Mas, nada de exagero nos filtros viu!? Pode baixar no IOS ou Android.

7- Se relacione com os seus seguidores

As pessoas se conectam com a marca, elas interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags e o que elas esperam? Esperam que a marca esteja próxima e de alguma maneira conectadas com elas! Portanto, tire um tempo do seu dia para se relacionar com os seus clientes. E aí vai algumas tarefas diárias para você trazer mais engajamento para o seu negócio:

  • Curta algumas fotos dos seus seguidores todo dia;
  • Responda os comentários em todas as suas publicações;
  • Mencione os seus clientes ao responder as postagens;
  • Comente nas fotos dos seus seguidores;
  • Mencione pessoas influentes do seu meio em publicações: Blogueiras, Celebridades, Lojas parceiras, YouTubers etc.



Fonte: Sebrae/Alagoas

Esperamos que você esteja gostando dessa série de artigos que estamos trazendo informações e dicas sobre as redes sociais que utilizamos.

No próximo artigo que será na próxima quinta-feira, no dia 04 de Janeiro de 2018, falaremos sobre o Twitter.

Abraços,

Robson Campos .’. Gestão 360

Diretor | Palestrante | Consultor

Facebook.com/CorporateGestão360

FacebookInstagramMessengerAudience Network

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Mostre sua empresa às pessoas e inspire-as a realizar ações.

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Não importa qual é seu objetivo, o Instagram é a opção certa para a sua empresa.

As pessoas usam o Instagram para se expressar, obter inspiração e realizar ações em publicações. As empresas usam o marketing do Instagram para mostrar a personalidade de suas marcas, encontrar clientes e promover produtos e serviços para um público envolvido.

Saiba mais sobre o marketing no Instagram

Uma comunidade cativada

Todos os dias, mais de 500 milhões de contas do Instagram estão ativas no aplicativo.1 Mais de 800 milhões de pessoas estão ativas na plataforma todos os meses.2

Um destino móvel popular

60% das pessoas que participaram da pesquisa descobrem novos produtos na plataforma.

Onde empresas são descobertas

75% das pessoas que participam da pesquisa realizam ações depois de serem inspiradas por uma publicação.

Onde as pessoas se conectam

80% das contas seguem uma empresa no Instagram.

Onde inspiração se transforma em ação

As pessoas passam um de cada cinco minutos gastos em dispositivos móveis no Facebook ou no Instagram.

Segue alguns números do Instagran:

Abrir menu lateral de navegação





















































DESTAQUE-SE COM O INSTAGRAM.

Novo no Instagram? Veja como configurar um perfil comercial gratuito, criar conteúdo e usar o Instagram para expandir seus negócios.

Por que o Instagram?

As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que as interessam, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas.

Mais de 25 milhões de 

perfis comerciais no mundo inteiro. 

Mais de 2 milhões

de anunciantes no mundo inteiro usam o Instagram para compartilhar suas histórias e gerar resultados comerciais.2

60%

das pessoas diz que descobrem novos produtos no Instagram.

Mais de 200

de Instagrammers acessaram um Perfil comercial por dia.

Aumento de 80%

no tempo gasto em vídeos no Instagram. 

1/3

das histórias mais visualizadas são de empresas.

Bem, na próxima terça-feira, iremos trazer algumas informações do Twitter. 

Esperemos que esteja gostando dessa série de artigos com tutoriais e dicas sobre as Redes Sociais. 

Abraços,

Robson Campos .’. Gestão 360

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