Você sabe qual é uma das principais causas de falência e insucesso das pequenas e médias empresas?

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Uma das principais causas de falência e insucesso das pequenas e médias empresas é a justamente a falta de conhecimento e habilidades do empreendedor, para cuidar das finanças.

 Os empreendedores brasileiros possuem energia e capacidade realizadora até mesmo acima da média mundial. Eles dominam bem suas áreas de atuação, as questões técnicas do seu negócio, porém em muitos casos, carecem de habilidades de gestão empresarial.

Como consultor empresarial, tenho visto excelentes negócios irem à falência, pelo simples fato de que os donos não fizeram o “dever de casa” corretamente, sobretudo na gestão financeira.

 Uma analogia que sempre faço, é que o departamento financeiro é o coração de uma empresa, e a área de vendas o cérebro. Isso porque o cérebro (vendas) é responsável pela geração de negócios, idéias, estratégias e crescimento. Porém o coração (finanças) é o que faz todo o corpo funcionar. Se ele parar, é o fim. Não há empresa que sobreviva sem caixa…

 Uma questão simples de se entender, porém não tão simples de se administrar, é o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro. Aqui reside grande parte dos problemas no dia a dia, o que leva tanto pequenas, como grandes empresas a quebrarem…

 É imperativo, portanto, prestar grande atenção, não só para a continuidade dos negócios, quanto para a geração de lucro, pois nenhum negócio consegue existir por muito tempo sem lucro. Uma pequena ou média empresa sem lucro, na verdade é um grande risco para o empresário. Senão for possível virar o jogo, melhor fechar a empresa.

 Para minha surpresa, presenciei vários casos em que os empresários não sabiam nem se o negócio dava lucro ou prejuízo. Ou seja, é como se um piloto estivesse pilotando um avião sem instrumentos. “May Day”!!!

 Não foram poucas às vezes em que pensei em comprar empresas de alguns clientes, pois de fato eram negócios maravilhosos, porém com dificuldades nas finanças por causa da gestão. Em alguns casos, conseguimos virar o jogo, porém em outros, não foi possível, pois o “remédio” era amargo demais para o empresário…

Diante de tantos desafios que os empresários brasileiros precisam enfrentar, acertar na gestão interna, sobretudo financeira, é uma medida importante e urgente, para a longevidade dos negócios e realização profissional.

 Para isso, sugiro abaixo 10 dicas que julgo valiosas para você empreendedor:

  1. Separe pelo menos um dia da semana para avaliar as finanças (pode ser uma manhã inteira);

  2. Utilize uma planilha ou um simples sistema gratuito, para gerenciar o fluxo de caixa;

  3. Identifique seu custo fixo mensal;

  4. Calcule sua necessidade de capital de giro;

  5. Após receber toda receita do mês, guarde o capital de giro para utilizar no próximo mês;

  6. Jamais gaste o capital de giro. Como o nome diz, ele é apenas para “girar” durante o mês, enquanto as recitas não entram no caixa da empresa;

  7.  Calcule, monitore e procure aumentar a margem de lucro do negócio. Margem muito baixa não vale apena. Melhor colocar o dinheiro no mercado financeiro e fechar o negócio.

  8. Tenha um alvo, um objetivo, uma meta clara de se explicar e de ser entendida por todos os colaboradores. Envolva todos nessa meta;

  9. Não misture suas finanças pessoais com as da empresa. Estabeleça uma retirada mensal e jamais misture as duas coisas;

  10. Faça diferente! Não é possível alcançar resultados diferentes se fizermos as mesmas coisas. Pense, crie e faça diferente! Que tal começar pelas finanças?

Em alguns casos, os problemas nem residem nas finanças, mas sim, nos processos ou nas vendas. Porém alguém de fora, com um olhar mais crítico e sem o envolvimento emocional no negócio, consegue realizar um bom diagnóstico e propor a solução adequada.

Por tanto, peça ajuda a um consultor empresarial, caso seja preciso!

Não perca tempo e nem dinheiro!

Abraços, e bons negócios!

 

Marcus Sanches

Consultor Corporate Gestão 360

Administrador, com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em economia e formação gerencial pela DOM CABRAL e Especialização em Tomada de Decisão pela COPPEAD UFRJ.

Sócio diretor da M&A Consultoria Empresarial.

 

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