Por que alguns empreendedores estão fechando as portas?

Falta de Planejamento estratégico!!

Business-Model-Canvas-Large

Para as empresas dos dias atuais, o planejamento estratégico é visto como um processo contínuo de interação organizacional com o ambiente, sendo uma ferramenta de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela empresa, permitindo estabelecer objetivos e aumento do seu desempenho.

No entanto, nem todas as empresas obtêm um eficiente processo de elaboração deste planejamento – muitas vezes pela falta de sinergia entre os sócios, diretores etc. – considerando suas características de gestão como estrutura, comportamento e contexto empresarial.

O planejamento é uma das principais funções do processo de gestão, possuindo conceitos mais amplos do que simplesmente organizar os números e adequar as informações de cada área da empresa. Passa então, a ser um instrumento de administração estratégica, incorporando o controle de turbulências ambientais e possibilitando que a empresa conquiste mais competitividade e mais resultados organizacionais, pois é a função que indica a direção a ser consolidada pela empresa.

Isso resulta não em um milagre, mas em como são estruturadas as ações que direcionam para o resultado pretendido. Isso traz mudanças na gestão das organizações, sendo necessário conhecer seu envolvimento com os processos da empresa de uma maneira estratégica, desde seus conceitos até a sua relevância junto às necessidades da organização.

Portanto, o planejamento é a base de todo o trabalho, pois a era do conhecimento trouxe para as organizações a globalização, a tecnologia, a competitividade e a diversificação, ou seja, trouxe mudanças constantes e significativas.

Como começar?

Primeiramente, iremos definir o sumário executivo da sua organização e, na sequência, analisar os ambientes interno e externo, elencando os fatores críticos de sucesso para que possamos definir os objetivos, metas e prazos. Por fim, desenharemos o mapa estratégico, cujos indicadores se desdobrarão em planos de ações, possibilitando um acompanhamento contínuo para alcançarmos a busca da excelência para a sua empresa

Relembrando…O que é Planejamento Estratégico?

O Planejamento Estratégico é a base de tudo para o bom desempenho organizacional. Planejar é uma atividade que faz parte de qualquer pessoa. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de suma importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se em relação as ameaças e para que ela possa fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias. Devemos fazer um planejamento em tudo na nossa vida e com isso conseguimos atingir nossos objetivos, dentro dos prazos estipulados. E aí que começa a dificuldade de gerir seu próprio negócio. Embora, tenhamos exemplos de empresários bem sucedidos, baseados na intuição, mas nem sempre a intuição garante resultado prático na gestão empresarial.

Aí é que está a justificativa dos grandes índices de empresas fechando no primeiro ano e maior ainda as que não chegam ao seu quinto ano de atividades.

Quais os impactos gerados na organização com sua implementação?

Muitos empresários relutam em reconhecer a sua importância, muitos por desconhecimento, alguns por falta de mão de obra preparada na formulação e execução dos mesmos, algumas organizações não possuem direção, gerindo pessoas e negócios pelo instinto, de forma empírica vão galgando obstáculos que se apresentam no dia a dia, é fato que, muitas empresas não possuem planejamento estratégico, não possuem plano de ação, não possuem seus objetivos definidos de forma clara, o que as torna vulnerável aos ataques de concorrentes mais experientes, abrindo espaço para entrada de novos players, permitindo a criação de novas marcas, novos negócios, usando como referência a própria empresa, fazendo parte mais tarde das estatísticas de mortandade prematura de empresa com menos de um ano de abertura.

Já falei isso algumas vezes e repito novamente, pois é um importante ferramente. qeu recomendo ser utilizada para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico: Business Model Canvas.

O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem a esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise.

Tem uma pergunta que me fazem sempre em nossas Consultorias e Mentorias, que é:

“- Robson, com o Canvas eu tenho o Planejamento Estratégico completo para desenvolver minha ideia, meu projeto ou meu negócio? “

A minha resposta é: – não!

Eu particularmente uso outras ferramentas para completar o Planejamento Estratégico, que são:

– Sumário Executivo; Missão, Visão e Valores.

– Análise SWOT – FCS (Fator Chave de Sucesso)

– Mapa Estratégico BSC – Plano de Ação 5W2H para cada Objetivo estratégico do Mapa BSC

– PDCA

As estatísticas falam por si!

Com certeza, são muitos os exemplos de pessoas que tiveram uma idéia maravilhosa, mas não alcançaram o sucesso esperado.

As estatísticas do SEBRAE sobre a abertura e o fechamento de empresas aponta: 62% das empresas fecham após cinco anos de atividades, por falta de Gestão Empresarial.

E aí, quer ser mais uma destas empresas a fechar?

Então comece a planejar sua vida, seu negócio. Comece planejando seu dia, depois sua semana, seu mês…

“Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar.” –  Jim Rohn

 

…Assine nosso canal no YouTube – Gestão 360

Ah! Adquira o SIM Gestão 360, que vamos tratar mais sobre este assunto na minha palestra. Não perca!!

Se você gostou desse conteúdo, curta, comente e compartilhe para seus amigos, parceiros, colaboradores e clientes.

Vamos levar o métodos Gestão 360 para todo o Brasil, elevando assim o nível de empreendedorismo é gestão empresarial para o máximo de empreendedores e empresários do nosso país.

E Inscreva-se no SIM http://www.simgestao360.com.br

Facebook.com/simgestao360

E também no Programa Gestão 360 EAD; http://www.gestao360ead.com.br

Facebook.com/gestao360ead

 

Abraços,

Robson Campos .’. Gestão 360

Palestrante l Consultor l Professor

Facebook.com/robsoncampos360

Me siga e compartilhe bastante

 

#SIMGestao360

#Gestao360EAD

#Empreendedorismo

#Startup #Inovacao

#GestaoEmpresarial

#Gestao360

#VamoqueVamo

#SairdaCrise

#PlanejamentoEstrategico

#Marketing&Comunicação

#GestaodeVendas&CRM

#SistemasdeInformacao

#GestaodePessoas&Liderança

#Processo& Qualidade

#Financas& Investimentos

#AceleraseuNegocio

#RumoaoTopo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s