Como selecionar bons Consultores Comerciais l Características x Competências?

Como selecionar bons Consultores Comerciais l Características x Competências?

Às vezes, ao invés de colocar uma descrição muito longa do trabalho que vai ser desempenhado, é melhor apontar quais características, experiências, responsabilidades
e especialização o candidato deve ter pelo tipo específico de ambiente de venda.
Por exemplo, se você precisa de um vendedor que faça dezenas de ligações por dia, é preciso contratar alguém resiliente e flexível. Até porque, com a taxa de conversão em vendas por telefone é de 5% no máximo, a pessoa precisa saber lidar bem em receber muitos “nãos” por dia.

Para isso, você deve montar o perfil de vendas dos seus
top Consultores, que direcione seus esforços ao longo da
seleção de candidatos.
A partir das principais características apontadas como
importantes em seus vendedores, você pode criar tarefas e dinâmicas que o ajude a encontrar esses comportamentos.

Agora que você já viu o que não fazer durante seu processo seletivo, vamos ao que você precisa considerar na busca pelo candidato ideal:
Competências X Características

Sempre falamos sobre a importância de saber identificar o perfil do candidato, o que na maioria das vezes não é fácil. Se você apenas tem em mãos seu currículo, como saber que ele tem o necessário para fazer da sua equipe?

Comece analisando os atributos que o candidato colocou, verifica o perfil dele nas redes sociais, no último mês, principalmente o Facebook é Instagram, que revelam o comportamento pessoal l social.

Normalmente há uma mistura de competências, que são os conhecimentos e habilidades aprendidas, e características, que são os talentos e traços interiores.
Por exemplo, em uma venda de softwares, “conhecimento do mercado e dos processos de venda”, “conhecimento de computação” e “habilidade de
montar apresentações” são competências.
Atributos como “curiosidade”, “motivação” e “criatividade” são as características, e são elas que você deve observar primeiramente.

As competências você pode ensinar e desenvolver na pessoa depois de sua contratação. Com as características não. No entanto, você deve levar
essas duas áreas em consideração, tendo em mente um perfil pessoal e
outro profissional.

Mas não é só no currículo que você deve observar esses comportamentos, mas em todo o processo seletivo: entrevistas, dinâmicas também.
Uma dica boa é escolher quais características seu novo profissional deve ter, e durante a reunião com o candidato avaliar seu desempenho segundo
esses parâmetros. Por esse motivo, irei abordar a questão do mapeamento
de perfis e suas aplicações.

Fonte; E-book Passo a passo para contratar uma equipe de venda.

Leia também;
COMO SELECIONAR BONS CONSULTORES COMERCIAIS | INDUÇÃO 360°?
Publicado em 19 de abril de 2018 às 19h
https://corporategestao360.com.br/?p=1044

Assista esse vídeo que falo sobre a indução 360:

Abraços,

Robson Campos .’. Gestão 360
Palestrante l Consultor l Professor
Facebook.com/robsoncampos360

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