Inovação de valor

Inovação de valor: A pedra angular da estratégia do oceano azul.

O que diferenciou de maneira consistente os vencedores dos perdedores na criação de
oceanos azuis foi a maneira de encarar a estratégia. As empresas que se perderam no oceano vermelho adotaram uma abordagem convencional, empenhando-se para vencer a concorrência por meio da construção de posições defensáveis no âmbito da ordem setorial vigente.16
Surpreendentemente, as empresas criadoras de oceanos azuis não recorreram aos concorrentes
como paradigmas.

Em vez disso, adotaram uma lógica estratégica diferente, que
denominamos inovação de valor. Nós a chamamos inovação de valor, pois em vez de se esforçarem para superar os concorrentes, concentraram o foco em tornar a concorrência irrelevante, oferecendo saltos no valor para os compradores e para as próprias empresas, que assim desbravaram novos espaços de mercado inexplorados.

A inovação de valor atribui a mesma ênfase ao valor e à inovação. Valor sem inovação tende a concentrar-se na criação de valor em escala incremental, algo que aumenta o valor, mas não é suficiente para sobressair-se no mercado.

Inovação sem valor tende a ser movida a tecnologia, promovendo pioneirismos ou futurismos que talvez se situem além do que os compradores estejam dispostos a aceitar e a comprar. Nesse sentido, é importante promover
distinção entre inovação de valor e os conceitos de inovação de tecnologia e pioneirismo no mercado. Nosso estudo mostra que a diferenciação entre vencedores e perdedores na criação de oceanos azuis não é nem o ineditismo tecnológico nem a rapidez de entrada no mercado. Às vezes, tais fatores estão presentes; no entanto, com mais frequência, não são relevantes. A inovação de valor ocorre apenas quando as empresas alinham inovação com utilidade, com
preço e com ganhos de custo. Se não conseguirem associar inovação e valor dessa maneira, os inovadores de tecnologia e os pioneiros de mercado geralmente põem ovos que acabam sendo chocados por outras empresas.
A inovação de valor é uma nova maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia, que
resulta na criação de um novo espaço de mercado e no rompimento com a concorrência. Muito importante, a inovação de valor desafia um dos dogmas mais comuns da estratégia baseada na concorrência – o trade-off valor-custo.

Tradicionalmente, acredita-se que as empresas, quando comparadas aos concorrentes, devem ser capazes de criar mais valor para os clientes,
a custo mais alto, ou de criar o mesmo valor para os clientes, a custo mais baixo. Assim, estratégia é escolher entre diferenciação e liderança de custos.

Em contraste, as empresas
que buscam criar oceanos azuis perseguem a diferenciação e a liderança de custos ao mesmo
tempo.

Lembrando do Cirque du Soleil. A busca simultânea de diferenciação e de baixo custo situa-se no âmago dessa experiência de entretenimento. Na época de seu advento, outros
circos se esforçavam para seguir os exemplos uns dos outros e para aumentar sua participação
na demanda já minguante por espetáculos circenses tradicionais e decadentes. Para tanto,
procuravam atrair os palhaços e os domadores mais famosos, o que inflava a estrutura de
custos dos circos, sem alterar substancialmente a experiência circense. O resultado era
aumentar as despesas sem aumentar as receitas.

Leia também – MUDANÇA É NECESSÁRIO
https://corporategestao360.com.br/?p=1233

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