# SIM 06 – Como Criar sua Persona

 

 

 

# SIM 06 – Como Criar sua Persona

Se você se interessa por Marketing ou já trabalha na área, impossível não ter ouvido falar nas Personas. Apesar deste conceito ter sido criado para fins bem objetivos, muitas vezes os profissionais acreditam estar construindo personas consistentes, mas estão fazendo o contrário.
Por isso, venho neste conteúdo esclarecer algumas de suas dúvidas sobre o assunto e ainda comentar sobre as personas interessantes da Gestão 360 para que sirva de exemplo para você criar suas Personas é ter sucesso no seu mercado.
Confira!
Afinal, o que é uma Persona?
Persona é um representante hipotético ideal do seu público-alvo. É um personagem que você deve criar para desenhar melhor a sua oferta de valor, que tem que ter um grande diferencial com relação a sua concorrência.
Sobre Oferta de Valor, irei preparar um conteúdo e um vídeo legal para que você entenda bem sobre esse assunto, que é a primeira coisa que você deve fazer no desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico.
É difícil definir exatamente quando a ideia de Persona começou a aparecer no Marketing.
A verdade é que o conceito está em formação desde os anos 60, quando os pesquisadores já tentavam descobrir os atributos associados às marcas e de que forma a Psicologia poderia ajudar no entendimento deste processo de projeção. Ao longo do tempo, a ideia veio tomando caminhos diferenciados, e hoje muita gente trabalha com o conceito sem saber exatamente o que está falando e fazendo. Pois é, tem muita gente falando bobagem por aí.
De forma resumida, as personas são uma forma de extrapolar conceitualmente os resultados de pesquisas demográficas a respeito dos consumidores de uma marca. Aliás, pode-se trabalhar com dados demográficos dos consumidores, mas também com projeções a partir de análises de usuários de mídias sociais ou até mesmo de pesquisas de marketing mais gerais. Em todos os casos, a construção da persona está associada diretamente a dados concretos a respeito de consumidores ou potenciais consumidores.
Ou seja, a persona é uma personagem que resume todos os atributos do consumidor ideal de uma marca, representando características físicas e psicológicas deste consumidor-modelo. Estes atributos, voltamos a repetir, são identificados por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas reais.
Como sinônimos de persona, você encontrará, dependendo do seu segmento, os termos: avatar, target, público-alvo.
Mas o que andam falando e fazendo por aí?
Considerando que ainda é caro fazer pesquisas sérias, muitas empresas resolvem adotar o conceito de persona e apresentá-los em suas lindas exposições de ideia aos clientes, mas sem nenhum embasamento real a respeito destes atributos associados à marca. Isto é, muitas vezes as personas terminam sendo “achismos” a respeito deste consumidor, representando clichês e fracas percepções advindas do próprio profissional, sem que haja qualquer alicerce para esta construção.
Como criar sua persona finalmente?
Você deve escolher o segmento de mercado, o nicho específico e dentro desse nicho pensar no cliente ideal, com idade, local que mora e que frequenta, quais são seus gostos, dores, se é casado ou solteiro, se tem ou não filhos, ou seja, tudo que corresponde a pessoa ideal para ser seu cliente.
Defina um nome com um sobrenome, escolha um rosto e comece a pensar em tudo sobre este personagem. E pense:
O que você faz pode ser exatamente o remédio para dor ou doença desta Persona?
Você é realmente uma solução para o problema desta Persona?
Como você ajuda seu Persona a fazer as tarefas que ele pretende fazer?
O seu persona usa internet? Quanto tempo por semana e por dia?
O que seu Persona consome, com relação ao seu mercado? Quero dizer…se você tem um restaurante, o que seu Persona costuma comer?
O que é a parte do seu serviço, que tem de ser diferente de todas as empresas que são suas concorrentes, que faça com que sua Persona perceba-o como diferencial?
Quais são os maiores problemas da Persona?
E após responder essas perguntas você deve dar a solução para tais problemas com o seu produto/serviço. Você precisa instigar ser o desejo dessa Persona. Assim você estará sendo percebido por ela como um empreendedor que tem uma Proposta de Valor. Valor aqui não tem nada a ver com preço, tá?
Ao definir essa Persona o próximo passo é se aprofundar na sua Proposta de Valor e nos canais de comunicação que você vai usar para que o seu serviço seja descoberto por ela, a sua Persona.
Irei preparar um conteúdo bacana e gravar outro vídeo para te explicar sobre Proposta de Valor e também sobre Canais de Comunicação. Prometo que irei manter essa mesma linguagem: Completa, simples e ao mesmo tempo objetiva.
Para alcançarmos essa Persona você precisa saber também qual é o processo de busca dela….
Se costuma pesquisar no Google, se ela usa as redes sociais e quais redes costuma navegar, quantas horas ela fica logada e qual a frequência de uso, qual horário se conecta, se utiliza mais notebook, tablet, computador ou celular.
Caramba!! Isso tudo??
Pois é, quem te disse que é fácil? rsrsr
Mas, não desanime não! Depois de feito, você terá uma outra percepção de negócio e uma visão muito mais clara de que realmente você deve ter atenção e para quem é mais fácil e simples você entregar seu produto/serviço.
Quando você sabe exatamente quem é sua Persona, você vai adaptar a sua comunicação para apresentar sua PROPOSTA DE VALOR.
Pois ninguém quer comprar um produto ou um serviço. As pessoas compram EXPERIÊNCIAS!

Segue um link do artigo do nosso blog interessante sobre como encantar seus clientes.
https://corporategestao360.com.br/2018/08/07/pense-globalmente-execute-localmente/
Você precisa parar de apresentar as características de seus produtos e serviços e começar apresentar PORQUÊ a sua Persona está com problemas, em seguida como sua proposta vai resolver esse grande problema dela e por último você fala O QUE é o seu produto/serviço e a solução que ela precisa desesperadamente. Assim você começa a ser o DESEJO de consumo da sua persona.
Quando você alcançar esse estágio de ser DESEJO de sua persona, o valor percebido por parte dela aumenta muito e com isso você pode aumentar muito o PREÇO do seu produto/serviço.
Dessa maneira sua Persona vai pagar o preço que você cobrar e estará FELIZ!
Toda pessoa quer acabar com uma busca e a vontade aumenta a ansiedade no processo dessa busca enquanto você não acha a solução de seu PROBLEMA. E ai que sua PROPOSTA DE VALOR precisa estar facilmente no alcance de sua Persona. Para isso, além de conteúdo claro, você precisa chegar nos canais de busca da sua persona que podem ser e-mail, facebook e google.
No nosso canal youtube tem um vídeo que fala sobre isso – Marketing & Comunicação – Os 3 Canais matadores do marketing digital! Veja: https://www.youtube.com/watch?v=hlGRqFj1oes&index=23&list=PL2OuUSksGO1Z9ryIclYA_KpWfmPPni36B

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Vamos levar o método Gestão 360 para todo o Brasil, elevando assim o nível de empreendedorismo e gestão para o máximo de empreendedores e empresários do nosso país.

Pois então, inscreva-se no SIM Gestão 360: http://www.simgestao360.com.br

#VamoqueVamo
#RumoaoTopo
Abraços,

Robson Campos .’. Gestão 360
Palestrante l Consultor l Professor
robson.campos@corporategestao360.com.br

facebook.com/robsoncampos360

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