Quais são as fontes de receita do seu projeto, área ou negócio? #7/9 Canvas PE

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Muito se pergunta sobre a tal VENDA RECORRENTE e PAGAMENTO ÚNICO, vamos então entender cada um dos modelos.

Essa é outra parte do CANVAS que se tem muita confusão, fontes de receita são os modelos de entrada de dinheiro na empresa e isso faz uma grande diferença.

Diferente de mecanismos de precificação as fontes de receita são os formatos praticados de “como o cliente paga”.

Muito se pergunta sobre a tal VENDA RECORRENTE e PAGAMENTO ÚNICO, vamos então entender cada um dos modelos.

PAGAMENTO ÚNICO é aquele onde o cliente paga pelo produto e tem total propriedade a partir disso, se quiser vender, emprestar, destruir, alugar e etc, é problema dele, perceba que se for comprar um pão na padaria ele é seu e você pode fazer o que quiser com ele.

Uma outra observação é que pagamento único não quer dizer pagamento à vista, isso é outra coisa… Pagamento único se refere a ter propriedade total sobre o bem adquirido, ele pode ter sido parcelado em 360 parcelas assim como financiamento de casa própria, e ainda assim NÃO É venda recorrente. Exemplos:

Venda de recursos: Como o exemplo do pão, comprou é seu faça o que quiser com ele e tudo bem.

Taxa de corretagem: Pago a um INTERMEDIADOR entre o vendedor e o comprador, ganha-se uma COMISSÃO pelo serviço de aproximação e facilitação da negociação bem-sucedida.

Anúncios: Aqui temos um exemplo que pode servir como pagamento único ou recorrente dependendo da agência, se ela faz o anúncio e entrega ao cliente ele por veicular ou não, mas, se tem um contrato de periodicidade por tempo indeterminado onde a agência cuida do Marketing da empresa passa a ser recorrente.

VENDA RECORRENTE é fruto de um serviço ou produto onde o comprador paga para ter acesso, com a interrupção do pagamento também há a interrupção do fornecimento vejamos alguns exemplos:

Taxa de uso: Exemplo clássico da internet, você paga para poder utilizar e se deixar de pagar cortarão o acesso, quanto mais você precisar de dados ou velocidade de conexão, mais você pagará, assim como os minutos de telefone.

Taxa de assinatura: A boa e velha assinatura de jornais e revistas, enquanto você paga continua recebendo conteúdo, também portais de cursos que enquanto paga tem acesso a informação.

Empréstimos: Entendemos isso como aluguel de carro e imóvel, o locatário paga enquanto usa aquele bem, tendo de devolver assim que termina de usar, diferente de empréstimo de dinheiro em bancos, que o “locatário” precisa devolver com juros pela utilização desse dinheiro, nesse caso é uma forma de pagamento único parcelado com juros.

Licenciamento: Direito de uso de um software que é propriedade intelectual de alguém, ou ainda direito de uso de voz e imagem, ou ainda, licenciamento de marca, veja as empresas que colocam nomes de heróis conhecidos m seus brinquedos. As franquias também fazem isso, elas vendem um processo operacional já com uma marca “forte” e consolidada para que o franqueado use e assim que ele não quiser mais “devolve a marca” para a fraqueadora.

Perceba que em nenhum momento foram citados valores de QUANTO CUSTA o seu produto ou serviço, mas sim, como ele será pago pelo seu cliente!

Imagine você sendo dono de uma corporação com mais de 360 colaboradores e faturamento milionário tendo que dominar profundamente contabilidade para cuidar de todas as notas, Departamento Pessoal para fazer as folhas de pagamento e organizar o quadro de colaboradores, RH para fazer recrutamento e seleção constante, Comercial para continuar movimentando as vendas e trazendo fluxo de trabalho… BOM… sem mencionar que se já tem 300 colaboradores, você já não está mais sozinho… rsrsrsrs…

Tente imaginar como uma pessoa SOZINHA consegue um faturamento milionário, não dá… é realmente impossível, vamos começar então a confiar em pessoas!

Atribui-se quatro tipos principais de parcerias e vamos falar de cada uma de maneira independente.
1- Alianças estratégicas entrega tempo para aprender, então corre atrás de um contador para que ele resolva esse problema para você, com isso, encontrou um parceiro chave para assuntos contábeis, você sem sobra de dúvidas sabe que precisa muito dele e vale a pena contar com seus serviços, sendo assim, esse é o seu parceiro chave que é estratégico para seu negócio e não é seu concorrente.

2- Coopetição, parcerias estratégicas entre concorrentes: Imagine você já na sua lojinha, então chega um consumidor e te pede algo que você não tem em seu estoque, isso já gera uma enorme DOR e você se sente falho, MAS, se lembra que logo ali na esquina a lojinha do João tem esse produto, você educadamente diz para o cliente que vai pedir para o garoto buscar no “estoque”, dá um toque no garoto que é seu auxiliar e ele dá uma “corridinha” lá no João, “Seo João me arruma aí uma peça tal, o Seu Zé disse que te repõe ela depois!”, o garoto chega com a peça e você vende para o cliente… Pode parece estranho para você, mas, para negócios de bairro isso ocorre com uma frequência ENORME, se você não faz isso ainda não encontrou parceiros chave de coopetição.

3- Empreendimento conjunto (Joint Venture) para desenvolver negócios: Este é um modelo interessante e pouco utilizado pois depende muito do “tipo de entrega” que será realizado, se for um produto desenvolvido em conjunto ou uma prestação de serviço, vamos imaginar um exemplo bem fácil, aconteceu envolvendo a OH Educação, a R&A consultoria Financeira e a Júlia Mora Comunicações: Aconteceram certas vezes de alunos do Programa Empreendedor necessitarem de consultoria em suas empresas, com isso, nós, sendo facilitadores do curso, nos juntamos para prestar o serviço de consultoria de planejamento estratégico, envolvendo Processos, Finanças e Marketing para o aluno com seu pequeno negócio iniciante, exemplo muio simples de parceiros de Empreendimento Conjunto ou Joint Venture como é mais chamado.

4- Relação comprador – fornecedor para garantir suprimentos confiáveis: Modelo muito comum em qualquer empresa, todos nós devemos ter aquele fornecedor de ajuda mais, dando dicas, ajudando a entender o mercado com a sua experiência geralmente maior e carteira de cliente de mercado, ele precisa nos ajudar para que nossas empresas vendam mais e comprem mais dele, sendo assim, é um tipo muito comum mas com ressalvas, é preciso ter cuidado ao escolher o fornecedor chave pois existem muitos vampiros no mercado querendo sugar o seu dinheiro e te passando informações pouco confiáveis.

Traga seu TIME, mesmo que seja pelo menos seu sócio, para remodelarmos seu negócio, colocando todos com a mesma VISÃO, com FOCO no RESULTADO.

Vamos te ajudar a Sair da Crise e Acelerar seu Negócio em Alta Performance.

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O Canvas é uma ferramenta de gestão de negócios, criada em 2004 em uma tese de Doutorado pelo Suíço Alexsander Osterval, que tem ajudado milhares de empreendedores, empresários e gestores do mundo inteiro a apresentarem mais claramente suas ideias ou estratégias comerciais
de forma simples, eficiente e eficaz.

Com essa maravilhosa ferramenta sua idéia, vai virar um projeto, vai sair do papel e se tornar algo palpável, rentável e sustentável.

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