O que é Gratidão?

O que é a gratidão?

Antes podemos falar o que não é a gratidão.

É o uso constante de uma palavra muito importante para nós seres humanos que nos dias de hoje passou a ser usada de qualquer maneira e a todo momento em qualquer circunstância. A palavra gratidão está banalizada, sendo usado em qualquer mensagem em qualquer tipo de canal de comunicação, meio que substituindo outra palavras como tudo bem, felicidade e obrigado.
As pessoas estão usando nos grupos de WhatsApp, até quando alguém manda um fakenews. Fazem isso achando que estão sendo legais e demonstrando afeto pelo outro e com isso vão obter a vantagem que deseja de ser bem aceito naquele grupo de WhatsApp.
Observer os seus grupos de WhatsApp hoje e veja que em alguns deles, você vai encontrar essa prática.
E nos postos faquir do Facebook e no Instagram você vai encontrar no final de textos a #Gratidao.

Agora vou te falar de fato o que eu entendo por gratidão.
Em síntese, gratidão é o reconhecimento de VALORES em sua vida.
Reflita quais são os seus VALORES e escreva pelo menos 3 os quais você não negocia.
Os meus por exemplo, são:
ÉTICA, RESPEITO e TRANSPARÊNCIA.

Penso que podemos considerar 2 tipos de gratidão:

– Gratidão Passiva
Gratidão automática, vazia, sendo usado nas redes sociais inclusive #Gratidao.
Quando ocorre em momento pontuais, quando você recebeu um presente, uma promoção no emprego, quando inicia um relacionamento com uma pessoa que você admira muito, quando nasce um filho, quando fecha um negócio, quando seu filho passa no vestibular e etc

Não podemos nos deixar apenas considerar a Gratidão pelas emoções que surgem diante de fatos realmente impactantes em nossas vidas que não temos controle algum.
Temos que considerar o lado do nosso perfil comportamental que envolve a parte cognitiva, que é o racional do seu cérebro, que está no lado esquerdo do cérebro, que muda seu comportamento dentro do seu ambiente social, por uma questão de opção e querer seu.
Essa é uma gratidão passiva e automática.

Daí promovemos aos poucos o outro tipo de gratidão.

– Gratidão Ativa
Temos que refletir sobre a Gratidão Ativa, que parte de uma escolha e de uma opção que você passa a ter, para promover os seus motivos para reconhecer o valor que fazem parte da sua vida. Olha aí a Motivação que estava faltando em você. Temos que buscar o motivo para a ação de cada dia assim que acordamos.
Todos os dias tenho separado, e sugiro que você faca o mesmo, 10 minutos no final do dia para registrar em um papel, o que aprendemos hoje que fez diferença no nosso dia e em seguida escrever as 3 coisas que somos realmente gratos, e mais que isso, escrever o PORQUÊ de cada uma dessas coisas que somos gratos em nosso cotidiano.
Faça isso todos os dias a partir de hoje.

Guarde esse papel a cada dia, no Domingo releia todos os registros da semana que passou para refletir como foi sua semana e depois de 30 dias releia-os pra refletir como foi o seu mês. Isso vai lhe trazer uma sensação enorme de bem star e missão cumprida o que vai te levar para outro nível de pensamento, que te leva para outro nível de sentimento, que vai mudar seu comportamento trazendo melhores emoções para sua vida.

Pense nisso e passe a ser grato para os outros por cada coisa que fizerem por você e para você e seja grato também pelos melhores acontecimentos do seu dia-a-dia para que você seja uma pessoa melhor, com melhores relacionamentos sociais, familiares e profissionais.

Assim, você será um(a) Empreendedor(a) e/ou um(a) Empresário(a) melhor, fazendo valer sua Missão, em busca da sua Visão sem negociar os seus Valores.

Obrigado a você que me acompanha todos os dias e que é grato(a) por me permitir exercer a minha MISSÃO, que é ajudar VOCÊ como Empresário(a) & Empreendedor(a) a sair da Crise, acelerar seus negócio e realizar seus SONHOS.

E se quiser começar o exercício agora da GRATIDÃO, deixe aqui o seu comentário em que você é grato a mim, por qualquer motivo ou coisa em que eu já tenha feito por você, pra você ou que de alguma maneira tenha impactado você com alguma palestra, curso, consultoria que você esteve comigo presente, ou alguma mensagem, post ou vídeo que tenha visto meu.

Sei que o Facebook não está ajudando mais e que a postagem orgânica não tem sido promovida, e teremos poucos comentários, mas ainda sim, sou grato ao #Facebook, por me dar esse espaço para expor minhas idéias, meus pensamentos e minha arte que é ensinar para os outros sobre Gestão de Negócios & Empreendedorismo.

Muito Obrigado!

Grande abraço e
#VamoqueVamo
#Gestao360EAD

Robson Campos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s