Plano de negócios sem mistérios

Você sabe como fazer o plano de negócios?

Abrir a própria empresa é o sonho de quase todos os brasileiros. No entanto, poucos empreendedores sabem como fazer um plano de negócios que seja simples e prático.

Muitas vezes torcemos o nariz para os planejamentos empresariais e tomamos as decisões baseadas em intuições. Isso acontece porque muitos empreendedores veem o planejamento como algo oneroso e pouco proveitoso.

Imagine que você vai viajar para a praia no final de semana. Então, você prepara o carro verifica se o motor está tudo em ordem. Depois, verifica se vai ficar em uma casa de praia ou vai para um hotel à beira-mar.

Você liga e confirma tudo com antecedência para se certificar que tudo estará sobre controle. Então, verifica a previsão do tempo, para saber se é o melhor momento para viajar (evitando pegar os temporais).

Além disso, você vai ao supermercado e compra tudo o que precisará para passar alguns dias na praia e economizar com comida.

Olha quantas ações você precisou planejar! Agora imagine se você decidisse ir à praia na última hora e sem nenhum controle, deu para entender?

E você sabia que muitas pessoas são assim em seus empreendimentos? Esquece aquela música deixa a vida me levar, porque isso não tem fundamento para um empreendimento de excelência acima da média

Por causa disso, você deve programar as suas ações e colocá-las dentro de um objetivo específico. O plano de negócios é para você estruturar e planejar as suas tarefas e obrigações empresariais a fim de ter um negócio bem-sucedido.

Pensando nisso, preparei esse artigo para você. Muitas pessoas chegam até mim querendo as respostas para os seus negócios, como se eu fosse prever todas as situações econômicas.

Sendo que, na verdade, esse planejamento empresarial deve partir do empreendedor. Ressalto a importância dele desenvolver o plano enxergando o futuro como se ele já estivesse acontecendo.

O plano é a simbolização do que você realmente deseja em seu empreendimento. Ele pode e deve ser constantemente alterado, mas nunca deve perder o principal objetivo.

Nos próximos parágrafos você entenderá o que é o plano de negócios e como montar um sem complicações pode ser a solução para o seu sucesso empresarial.

O que é um plano de negócios?

Segundo José Dornelas, o plano de negócios é uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. Ele possui múltiplas aplicações: estratégico, estrutural, posicionamento e captar recursos.

O desenho empresarial tem os principais objetivo: antecipar as armadilhas e aumentar a eficiência na administração dos negócios.

Pensando assim você consegue entender a importância dele e mentalizá-lo em sua mente. A neurociência afirma que o que pensamos concretizamos. Por isso, você deve pensar no seu plano antes de concretizá-lo.

Jesus Cristo é a concretização do plano de Deus para a humanidade. Deus criou o homem, mas planejou Jesus Cristo para salvar o mundo.

Em sua estratégia de negócio você age da mesma forma. Pense em como você deseja o seu negócio e o que fará para alcançar os seus objetivos visionários. Simples assim.

Qual é o melhor modelo para fazer um plano de negócios?

Comece o seu plano de negócios pelos fundamentos. Assim como na construção de uma casa, o seu negócio precisa de fundamentos.

Existem diferentes modelos de planos de negócios. Não existe o modelo perfeito e rígido que todos devem seguir. No entanto, existem as necessidades que você deve entender. Cada empresa tem a sua particularidade que deve ser respeitado.

Posso afirmar que existe o modelo de plano de negócio para pequenos, médios e grandes empresas. Focaremos nas necessidades das pequenas empresas: Veja

Fundamentos

Os fundamentos vão sustentar o seu negócio em qualquer situação. É o que sustenta um empreendimento, mas que fica oculto pela estrutura.

Você estrutura os fundamentos que são os principais pilares do seu empreendimento. Se você não souber para aonde vai, como saberá onde investir os seus recursos? Veja quais são eles

Análise estratégica de negócio

A análise estratégica é responsável pela definição dos valores, da missão, as metas, os objetivos, as forças e as ameaças de um empreendimento. Ela deve ser estruturada com muita cautela, porque é por meio dela que os seus colaboradores serão influenciados e influenciarão os seus clientes.

Planejamento financeiro e operacional

Antecipar os recursos compreendem a todos os aspectos financeiros, desde o valor que será investido até o que será utilizado para comprar insumos ou produtos que serão comercializados.

O dinheiro é o sangue do seu negócio, sem ele não tem colaboradores, produtos e vendas. No entanto, o excesso ou a falta de controle tem sido a causa de muitas empresas fecharem as portas. Por causa disso, organize os seus gastos e despesas previamente. 

Agora que você já começou a estabelecer a base do seu empreendimento, lembre-se de focar como você vai trabalhar a estrutura, confira com mais detalhes em nosso próximo tópico.

Estrutura

A estrutura é a construção em si do seu negócio. Você já planejou os recursos e agora vai começar a edificar o seu empreendimento da seguinte forma, veja:

Marketing e vendas

Aqui você trabalha como o seu produto/serviço será percebido pelos seus clientes. Primeiro você estuda o seu público-alvo e suas necessidades, analisa a sua região e se o seu negócio é viável para determinada área.

Só depois que você vai trabalhar as vendas. As vendas são resultados de uma boa conexão com o seu cliente. Muitos empreendedores falham nisso eles começam o seu negócio pelas vendas e sem nenhuma preparação, só que vem outra pessoa rouba a ideia e eles simplesmente perdem vendas.

Para que isso não ocorra, uma dica é você trabalhar o seu diferencial. Estabelecer quais serão as suas metas e objetivos e como você se diferenciará da concorrência. Ao fazer isso, o seu planejamento estará cada vez mais próximo da sua realidade.

Recursos humanos

É totalmente inviável trabalhar com o capital humano e não pensar em desenvolvê-lo é igual essa frase: “A definição convencional de gestão é ter o trabalho feito pelas pessoas, mas a real definição de gestão é desenvolver as pessoas por meio do trabalho.” (Agha Hasan Abedi)

Por causa disso, planeje como será o processo de crescimento e por quais ferramentas os seus colaboradores serão avaliados.

Você vai oferecer planos de carreira, treinamentos e consultorias. É aqui também que você vai trabalhar com qual o nível de escolaridade e experiência que você exigirá no ato da contratação. Com isso você conseguir formar e manter um time de alta performance.

Até aqui você entendeu o que é plano de negócios e a sua importância. Expliquei a relevância de realizá-lo conforme os principais pontos de um empreendimento.

Quais são os principais pontos de um planejamento?

O plano empresarial deve compreender os imprevistos. Você deve ter uma saída para os dias em que as vendas serão menores.

Pensar em todas as variáveis considerando a demanda de mercado, a economia, o perfil do seu cliente, a falta de mão de obra e se antecipar para qualquer situação.

Como dito, o planejamento deve ser sempre atualizado e na medida do possível você  acrescenta novas informações. Assim, você terá os seus fundamentos bem alicerçados e a sua estrutura bem protegida.

O artigo plano de negócios sem mistérios foi esclarecedor? Caso você deseja aprender mais sobre essa parte tão importante em um negócio, conheça o Programa Gestão 360º e saiba como fazer um gerenciamento completo em sua empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s