Planejamento estratégico tático e operacional: entenda e coloque em prática agora

O planejamento estratégico, tático e operacional é muito mais do metas e objetivos programados.

O planejamento estratégico tático e operacional é mais simples do que muitos livros e cursos ensinam. 

Se você está perdido em meio a tantas ferramentas e conteúdos relacionados ao planejamento empresarial, esse artigo é para você.

Desde os meus tempos de faculdade eu já gostava de estudar o planejamento de negócios, principalmente, quando eu tinha alguma ideia e precisava desenvolvê-la. Só que muitas vezes eu me perdia no próprio planejamento e não sabia como executar as etapas que estavam desenhadas no papel no meu cenário atual. 

No início foi difícil, mas com o passar dos anos eu aprendi e apliquei os conhecimentos que fui absorvendo, que resolvi compartilhar contigo neste artigo. Continue a leitura.

O que é o planejamento estratégico tático e operacional? 

O planejamento estratégico tático e operacional é a visão desenhada alta administração, com definições estruturadas pela gerência e com o acompanhamento dos supervisores no curto prazo. 

É o conjunto de ações programadas para todos os níveis de uma organização executar. Veja mais em detalhes como funciona na prática. 

Como fazer um planejamento estratégico tático e operacional?

Agora entenda como funciona o planejamento estratégico tático e operacional na prática sem enrolações ou dicas mirabolantes.

Planejamento estratégico 

O planejamento estratégico é desenvolvido e aprimorado pela alta gestão de um negócio. Então, aqui entra o que você já ouviu falar, mas que não entende bem como funciona na prática:  missão, visão, valores e propósito. É evidente que o gestor pode ter tudo isso mapeado e pintado no quadro da organização. Mas será que tudo isso é suficiente? Até que pontos esses princípios devem ser estabelecidos dentro de uma organização? 

Pensando nisso, vou explicar um pouco mais como funciona a seguir, confira: 

Missão 

A missão deve ser algo como uma proposta de valor a ponto de estar enraizada em todas as etapas dos processos de uma organização. Ela é responsável pelo DNA de um negócio nas seguintes esferas: 

  • setor
  • segmentação de mercado
  • produtos para o cliente
  • canais de entregas
  • dimensão demográfica

Visão

A visão é um direcionamento que o negócio terá em suas abordagens comerciais e sociais. 

Como o planejamento visa o futuro, a visão organizacional deve está sempre voltada para a tangibilidade e em sintonia com a missão de uma empresa. Então, tenha atenção a isso: 

  • tangibilidade
  • algo possível
  • diferenciação

Valores

O valores compõem a missão e a visão são diferentes que muitos empresários fazem. Esses valores devem estar fundamentados em todas as esferas de uma organização e não somente nos papéis ou na mente da liderança. Os valores devem ser parte de tudo o que a empresa mais preza dentro do seu campo de atuação, da seguinte forma: 

  • contratação de colaboradores
  • atendimento aos clientes
  • vendas e processos financeiros
  • entrega da solução
  • suporte de excelência

Nisso, o planejamento estratégico já deixa de ser somente algo intangível e você vai encontrando situações de inserir a missão, a visão e os valores na cultura organizacional do seu negócio. E aqui entra uma parte muito importante: o posicionamento, a percepção de valor de que os seus clientes e colaboradores têm do seu negócio. 

Planejamento tático 

O planejamento tático é quando a liderança de uma organização passa as coordenadas para os líderes das unidades de negócios. É aqui que os gerentes vão atuar e estruturar um plano para que o planejamento estratégico seja alcançado.

Muitos empresários ignoram essa parte por acreditarem que esse nível de planejamento é somente para grandes corporações. Só que, na verdade, não é assim, pois se você já tem um colaborador para te apoiar nessas decisões você deve chamá-lo para conversar e juntos escolherem o caminho que vão trilhar. 

É importante enfatizar que o seu colaborador sentirá parte do seu negócio. E fica evidente que quando um indivíduo se sente parte de um propósito maior, ele se dedica mais e os resultados aparecem sem muito esforço. 

Uma dica é que depois de você desenhar o seu planejamento estratégico, é você chamar a sua equipe para juntos realizarem um brainstorming. Separe um quadro para esse momento e post-its para que todas as ideias sejam exploradas e nenhuma desperdiçada. 

Depois de organizar e validar as ideias, inicia uma outra parte do planejamento estratégico tático e operacional chamados de DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS, METAS e INDICADORES. Para uma empresa conseguir realizar todo esse mapeamento, a gerência deve estudar todas as variáveis do mercado e entender a concorrência, as influências internas e externas e só depois definir o que e como alcançará os objetivos, veja: 

  • estudo de mercado: utilize ferramentas como análise SWOT e descubra onde o seu negócio é insuperável, superável, fracassado e fortaleça os pontos que podem ser melhorados. Faça as perguntas certas e não limite as respostas. 
  • comparações sadias: conheça o seu concorrente, mas não fique lá. Sempre pense em como você pode gerar mais valor, se posicionar e ter mais resultados pensando diferente dele. Cuidado em estudar a concorrência em demasiado e sem perceber, perder as oportunidades que o mercado tem para o seu negócio se diferenciar. 
  • definição de objetivos e metas: estruture metas sadias que possam ser alcançadas e objetivos claros que possam ser atingidos. Aqui, muitos negócios estipulam uma série de metas e objetivos e no fim do mês ou do período não alcançam nada. Foco é a palavra da vez, comece gradualmente e assim você terá resultados. 

Planejamento operacional 

O planejamento operacional contempla as ações que serão delegadas ou terceirizadas para que outros colaboradores executem. É aqui que muitos empresários perdem o controle estratégico e focam nas ações operacionais do seu negócio. 

Cuidado porque muitas vezes você está perdendo oportunidades de atuar no nível estratégico e fica com medo dos seus colaboradores não serem tão bons como você. Eu já fiz isso e hoje eu treino, terceirizo algumas tarefas operacionais e foco nas estratégias do meu negócio. 

Após as definições de ações e objetivos ao nível tático, você vai iniciar o planejamento operacional. É aqui que você vai desenhar todas as etapas que as ações serão executadas. 

Pode parecer clichê, mas o planejamento operacional resume em uma programação de ações delimitadas assim: 

  • o que: o que a organização fará para alcançar os objetivos e metas estabelecidos 
  • por quê: o sentido sentimental e racional de uma ação
  • como: os processos que cada etapa será realizada
  • quem: o responsável pela ação
  • quando: o período de realização
  • onde: onde você imagina ou deseja que as ações sejam realizadas
  • quanto: os custos e despesas relacionados as etapas que serão realizadas. 

Acima de tudo todas essas etapas precisam estar alinhadas entre si. A visão deve ser algo que a missão esteja envolvida e os valores sejam perceptíveis e principalmente que os seus clientes consiga diferenciar o seu negócio justamente por esse conjunto de fatores interligados e executados em cada etapa dos processos. 

Resumindo, o planejamento estratégico tático e operacional é parte de um negócio bem sucedido que deseja ter um bom posicionamento no seu mercado de atuação. É óbvio que restringir as informações e deixar no papel não diferencia a sua empresa e você se torna mais um, no mercado. 

Isso que você leu sobre planejamento estratégico tático e operacional é só a ponta do iceberg do Programa Gestão 360º EAD que desenvolvi exclusivamente para empresários visionários e realizadores. 

Com esse programa você vai ter uma arsenal de conhecimentos e ferramentas estratégicas para aumentar a lucratividade e gerir com mais eficiência o seu negócio.

 

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