Muito se fala de CRM hoje em dia. Mas o que significa exatamente? CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”)

Ok, você entendeu o conceito. Mas o que é CRM na verdade? Na verdade, CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. Não confunda a estratégia com os sistemas de CRM (as soluções tecnológicas), que permitem a aplicação mais eficaz da estratégia de CRM. Para obter as informações, os sistemas são divididos em dois tipos (blocos): o de aquisição do conhecimento e o de interação.

Assista a esses dois vídeos que são exemplos do nosso trabalho de Gestão de Vendas & CRM, e que podemos implementar nas empresas que precisam montar uma nova equipe comercial de vendas e atendimento.

Os 10 passos do Processo de Gestão de Vendas & CRM

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