O Marketing é a função de desenvolver produtos e serviços com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores, a partir de uma estrutura de ações bastante conhecida como os 4P’s do Marketing: produto, preço, prazo e promoção. A Comunicação, no entanto, pode ser identificada como o último item (mas não menos importante) no fluxograma de Marketing.

A Comunicação serve ao propósito de expor ao consumidor o interesse da empresa em vender o produto ou serviço, de proporcionar ao cliente o interesse pela compra, agregando valor simbólico a uma determinada marca, produto ou serviço. Uma campanha de comunicação tem o poder de persuadir e levar o cliente até o ponto-de-venda (PDV). Mas, se ele chega ao local, seja ele físico ou virtual, para efetuar sua compra e não é bem atendido, não encontra outros produtos que está procurando ou encontra produtos não anunciados com preços elevados, ele não efetua a compra. Portanto, é necessário que exista uma integração eficiente dos profissionais de ambas as áreas para promover a efetividade do processo de venda. É preciso se reinventar a cada dia e buscar não somente formas criativas de divulgar uma marca, mas também maneiras para atingir de forma eficaz o público-alvo, gerando acima de tudo, resultados

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